Por Gustavo Lima e Will Ferreira

Das temáticas mais celebradas do carnaval de São Paulo em 2026, “A Bruxa Está Solta – Senhoras do Saber Renascem na Colorado”, enredo assinado pelo carnavalesco David Eslavick e pelo enredista Thiago Morganti, ganhou, oficialmente, o samba-enredo para desfilar na Colorado do Brás. Segunda escola a desfilar na primeira noite do Grupo Especial (não por acaso, uma sexta-feira 13), a canção da escola foi apresentada à comunidade e ao mundo do samba pela primeira vez neste domingo (24 de agosto), na Associação Portuguesa de Desportos, no bairro do Canindé, e tem assinatura de Léo do Cavaco, Thiago Meiners, Cláudio Mattos, Sukata, André Valencio, Vitor Roblanco e Tubino. Com muito investimento em dança, arte e teatralização, o evento teve a presença do CARNAVALESCO, que traz a palavra de importantes nomes da escola do Centro de São Paulo.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

colorado final2526 01
Fotos: Gustavo Lima e Will Ferreira

Fora da caixinha

Desde quando foi anunciado, o enredo da Colorado do Brás para 2026 chamou atenção pela originalidade. Tal característica foi, à priori, um desafio para os compositores – mas, depois, eles identificaram o quanto as bruxas engrandeceram a canção. Léo do Cavaco, um dos compositores da obra e intérprete da instituição, explica: “Confesso que para gente foi um desafio, mas no bom sentido. Na minha concepção é um grande enredo, completamente diferente de tudo que a gente vinha experimentando aqui na escola”, comentou.

colorado final2526 02

A internet, novamente, foi uma grande aliada dos compositores, de acordo com Léo: “Foi um processo tranquilo, é a mesma parceria do ano passado. Entraram mais dois parceiros esse e fizemos os sambas em duas, três reuniões online, porque uma parte da parceria mora no Rio, eu estou em São Paulo e tem o Tubino que é de Porto Alegre. A escola deu todo o respaldo e acho que o resultado ficou maravilhoso”, destacou, aproveitando já para falar da dinâmica de criação da composição.

colorado final2526 03

André Valêncio, outro compositor da parceria, celebrou o resultado final e a confiança da escola nos autores: “É uma parceria grande, graças a Deus! A gente fica feliz de a escola acreditar nas nossas composições. É um trabalho que vem sendo feito há um tempo. Nós fazemos os sambas da Colorado há alguns anos, também já disputamos e tivemos derrotas e vitórias. A escola confiou na nossa capacidade e deu essa oportunidade para a gente. É uma obra linda que todos saíram felizes”, comentou.

colorado final2526 04

O desafio de escrever um samba-enredo sobre bruxas também foi descrito por André: “Já teve outros temas de terror no Rio de Janeiro – que foram aclamados, inclusive. Quando você foge um pouco dos temas afro dos temas ou mais religiosos, é um desafio maior – mas a gente se identificou bastante e conseguimos fazer uma obra bem bacana”, comemorou.

colorado final2526 05

Preferências e ajustes

Para Léo do Cavaco, estar na composição e no microfone principal da agremiação ajuda o carro de som da Colorado do Brás: “Ser um dos compositores ajuda muito na questão de poder já construir o samba para a minha voz. Não que se tivessem eliminatórias não daria certo, porque também aparecem grandes sambas. Mas, nesse caso, a gente faz pensando não só na escola, mas para eu cantar em uma região que seja confortável e para não ter que mudar muito o jeito de trabalhar a obra”, comentou.

colorado final2526 06

O compositor e intérprete aproveitou para falar qual a parte favorita dele do samba-enredo: “Eu gosto do samba inteiro, acho que é um samba muito forte, mas eu tenho certeza que o refrão vai pegar bastante. ‘Vem ver, vai ferver o caldeirão, tem magia nesse chão, onde a bruxa é rainha, Rio Vermelho é fogo de enfeitiçar pra Colorado afastar as armadilhas’. Acho que isso vai grudar na comunidade e no povo do samba”, comentou.

Mais que satisfação

Nada mais natural que a encomenda do samba-enredo traga felicidade para a escola que efetuou tal ação. Em relação à canção da Colorado do Brás para 2026, porém, os compositores foram além. Jairo Roizen, um dos diretores de carnaval da agremiação, explica: Esse é meu décimo carnaval na Colorado e eu sempre fiquei feliz com os nossos sambas. Mas esse é diferente e especial. Ontem, quando o Léo me mandou a versão final da gravação, aconteceu algo que não ocorria comigo há muito tempo: eu chorei ouvindo”, emocionou-se o dirigente.

colorado final2526 07

De acordo com o diretor, inclusive, há uma semelhança entre a temática e a agremiação: “Estou com uma expectativa muito alta para esse carnaval, e para o que esse samba vai proporcionar para a história da Colorado do Brás. É uma agremiação tradicional de 50 anos, mas que passou por momentos não muito bons. Já teve momentos de ser injustiçada e ser caçada, como se fosse uma bruxa. Já ouvi pessoas perguntando como a Colorado chegou em tal colocação ou até mesmo quem era a escola, mas esse samba vai proporcionar algo diferente para a história dessa escola de 50 anos”, refletiu.

Sintonia

Antônio Carlos Borges, popularmente conhecido como Ká, presidente da Colorado do Brás, destacou o compositor que também faz parte do corpo da agremiação para elogiar a obra: “Eu gostei muito desse samba, o Léo teve a delicadeza de, mais uma vez (porque no ano passado já tinha sido assim), ter a percepção, o cuidado, o carinho e me ouviu. Os erros pontuais que eu destaquei foram abraçados e respeitados. Por mais que eu não seja compositor, eu sou sambista, tenho ouvido e ele respeita muito esse meu lado”, revelou.

colorado final2526 08

Como não poderia deixar de ser, o principal mandatário da escola aposta na obra: “É um samba que vai crescer muito. Esse pontapé foi dado e pode esperar que vai ser muito funcional e vai ter uma repercussão muito legal. Eu tenho certeza absoluta”, destacou.

Mais elogios

Outros nomes importantes da agremiação elogiaram a obra da escola. David Eslavick, carnavalesco da instituição, tinha altas expectativas – e todas elas foram cumpridas: “Eu estava muito ansioso pelo samba. Acho que deveria ser uma obra que me arrepiasse, que mexesse comigo e que eu pudesse realmente identificar que estava passando tudo que eu queria contar na avenida. Graças a Deus eles conseguiram alcançar tudo com uma riqueza de detalhes. Os compositores tiveram a felicidade de retratar fielmente como será a nossa história. Eu estou curtindo demais. É um samba que vai mexer com todo mundo, assim como mexeu comigo”, comemorou.

colorado final2526 09

Responsável pela Ritmo Resposta, bateria da agremiação, mestre Acerola de Angola destacou as vantagens que a ausência de eliminatórias traz para a escola de samba: “Mais um ano com o samba muito bom. Parece que a escola aderiu ao processo de fazer o samba fechado – que a gente chama de encomendado. Ficou muito legal, é o que a gente gosta e é o que a gente quer. Faz de novo, mexe na letra para ficar cada vez melhor… o samba ficou do jeito que a gente queria! Pode esperar que a Colorado do Brás vai ter uma das melhores obras do carnaval”, finalizou.

colorado final2526 10

Atrações diversas

Com almoço servido entre 13h (horário em que os portões na Portuguesa foram abertos) e 16h, o evento teve dois shows para esquentar a comunidade. Primeiro, o cantor sertanejo Cícero Lima; depois, o grupo de pagode Amigos da Colorado – com Ká, presidente da agremiação, no vocal e no tantã.

O show da bateria começou logo na sequência, com o esquenta da Ritmo Responsa – bateria da agremiação. Alguns novos nomes de impacto na agremiação também foram apresentados: Fabi Frota, nova musa e destaque da escola, foi uma delas. Depois, a nova corte da bateria, com Talita Guastelli como rainha e Bruna Costa como madrinha, também foi apresentada. Ao som de grandes sambas da agremiação, segmentos como o quadro de casais de mestre-sala e porta-bandeira e passistas se apresentaram.

Ao longo de todo o evento, chamou atenção a quantidade de momentos em que a Colorado do Brás apostou na arte para entreter e se fazer compreendida. O ponto alto de tal ato foi o anúncio do samba-enredo – que teve, de maneira integrada, uma apresentação na temática da agremiação, repleta de bruxas, inteiramente concebida por Paula Gasparini, coreógrafa da comissão-de-frente da agremiação.