Para repetir o feito do último carnaval, quando gabaritou o quesito enredo, a Beija-Flor de Nilópolis reforçou ainda seu time e ganhou a contribuição de Mauro Cordeiro. O pesquisador é um dos autores do enredo para 2023 (“Brava Gente! O grito dos excluídos no bicentenário da Independência”, lançado no início de julho) e vem trabalhando ao lado dos carnavalescos Alexandre Louzada e André Rodrigues no aprofundamento do tema. * LEIA AQUI A SINOPSE DO ENREDO DA BEIJA-FLOR
Mauro é licenciado em Ciências Sociais pela UFRRJ e mestre pela PUC-Rio. Atualmente, cursa Doutorado em Antropologia na UFRJ e também é professor substituto da UFPI e efetivo da Seeduc-RJ, atuando no ensino superior e na educação básica.
O pesquisador ainda é um dos fundadores do movimento Pensamento Social do Samba, onde ministra aulas, cursos e oficinas acerca do universo das agremiações do Rio de Janeiro. Suas pesquisas valorizam o caráter associativo e territorial das escolas de samba, compreendidas como expressões afrodiaspóricas.
“Tem sido uma experiência incrível trabalhar com o André, um amigo que é, antes de tudo, um artista que admiro, e também com o Alexandre, carnavalesco fundamental na história da festa e que dispensa apresentações”, disse Mauro, que completou: “Esta oportunidade de construir a narrativa do desfile de uma escola com o tamanho da Beija-Flor é uma responsabilidade gigantesca, mas tenho muita convicção no trabalho que estamos desenvolvendo”.