InícioGrupo EspecialErika Januza e Marcello Melo Jr. estrelam clipe da Viradouro

Erika Januza e Marcello Melo Jr. estrelam clipe da Viradouro

Presidente Marcelinho Calil avalia que o propósito de apresentar ao público, além do samba, um maior detalhamento do enredo da escola, foi atingido com o clipe

O ensaio de terça-feira que vem, na quadra da Viradouro, em Niterói, terá uma atração especial: a exibição do clipe oficial do samba-enredo “Não há tristeza que possa suportar tanta alegria”, que a vermelho e branco vai cantar na Avenida no desfile de 22 de abril.

Fotos: Wagner Rodrigues/Divulgação Viradouro

Ambientado no Arco do Teles – marco da arquitetura carioca, construído no século 18 -, na Praça 15, Centro do Rio, o filme de 10 minutos de duração coloca os artistas da escola para reviver o clima de alegria do Carnaval de 1919, o primeiro pós-pandemia da gripe espanhola, e que será o tema do desfile da atual campeã do Grupo Especial.

Trajando figurino de época, o elenco tem nos papéis de pierrot e colombina, personagens destacados na letra do samba, os atores Marcello Melo Jr. e Erika Januza (rainha de bateria da Viradouro).

Dividindo o protagonismo com a dupla de famosos da TV, abrilhantam o clipe o intérprete Zé Paulo Sierra, mestre Ciça, o primeiro e o segundo casais de mestre-sala e porta-bandeira (Julinho Nascimento, Rute Alves, Amanda Poblete e Jeferson Souza), as musas Luana Bandeira e Bellinha Delfim, além de ritmistas, passistas, baianas e demais segmentos.

Iniciativa inédita: ‘Espetacular’, diz Ciça sobre o clipe

É a primeira vez que a escola produz um videoclipe com o objetivo de divulgar o samba-enredo. A idealização do projeto foi do presidente Marcelinho Calil. Parte do elenco e a equipe da escola que esteve no apoio no dia da gravação assistiu, em primeira mão, numa sessão exclusiva que aconteceu mês passado, no auditório do barracão da vermelho e branco, na Cidade do Samba.

Rainha dos ritmistas, Erika Januza, apesar da agenda repleta de compromissos profissionais, não economizou esforços para a realização do projeto. Partiu dela, a colombina do vídeo, a ideia de convidar o amigo Marcello para representar o pierrot. A atriz se emocionou durante a “sessão de cinema” no barracão e aproveita para destacar algumas características que já conseguiu identificar na Viradouro desde que passou a frequentar a escola, ano passado.

“Fiquei muito emocionada. E me surpreendeu muito o resultado, porque eu não esperava que fosse ficar nesse padrão de cinema. A Viradouro está sempre inovando, sempre trazendo o diferencial dela, que vai desde a forma de conduzir pessoas até o que entrega. Essa inovação eu tenho visto que faz parte da Viradouro. Quando as pessoas assistirem, vão entender a grandiosidade do que foi feito. Tenho certeza que o clipe vai agradar tanto, que vai ser compartilhado nas redes, pra que quem ainda não conhece o nosso samba, que é uma declaração de amor ao Carnaval”, elogia Januza.

Dono da voz oficial da escola, Zé Paulo Sierra também está vibrando com o trabalho e aposta no sucesso da novidade: “O vídeo tem várias qualidades, principalmente pelo ineditismo. A roteirização, as escolhas foram muito felizes. O produto final ficou emocionante. Então, preparem o coração para o que vem por aí”.

Ciça, o mais veterano entre os mestres de bateria em atividade no Carnaval carioca, foi outro que se surpreendeu com a produção audiovisual. “Essa direção da Viradouro não é mole, vive surpreendendo a gente. O resultado do vídeo ficou sensacional, espetacular, tá num patamar elevadíssimo. Tenho que dar parabéns a todos que participaram da produção”.

‘O Carnaval merece esse tipo de produção’, diz Marcelo Calil

O presidente Marcelinho Calil avalia que o propósito de apresentar ao público, além do samba, um maior detalhamento do enredo da escola, foi atingido com o clipe. “O resultado foi melhor do que a gente imaginava. Conseguir entregar um produto assim no Carnaval não é fácil, por uma série de limitações que a gente tem. E foi tudo feito com profissionalismo, muito amor e muito carinho. É um trabalho de alta qualidade. Tenho que agradecer ao papai (Marcelo Calil, presidente de honra), que sempre apoia os nossos projetos inovadores. Agradecer também a Alice (Fernandes) e a Muitamídia pela competência na criação e execução do projeto, e a Erika e ao Marcello, por cederem o tempo e a qualidade do trabalho deles pra engrandecer o projeto da Viradouro”, destacou Marcelinho.

Segundo Marcelo Calil, presidente de honra, vários fatores foram essenciais para o êxito do projeto: “Quando vocês assistirem, vão notar que, com exceção do ator Marcello Mello Jr, todo o elenco é formado por pessoas da escola, da comunidade ou dos segmentos. Nós buscamos valorizar quem faz a Viradouro. A escolha da locação, o Arco do Teles, e os figurinos também foram importantes para remeter quem assiste à época retratada pelo nosso enredo. O Carnaval merece esse tipo de produção. Vale a pena todo mundo assistir, tá muito lindo”.

Mais de 100 pessoas, entre elenco, técnicos, time de profissionais do barracão e da quadra contribuíram direta ou indiretamente para a realização do clipe, que tem direção da jornalista Alice Fernandes, da Muitamídia.

O ensaio de comunidade da Viradouro, começa às 19h. Haverá transmissão ao vivo pela TV Viradouro e, assim que a exibição na quadra terminar, o vídeo será postado nas redes sociais da escola. O samba oficial de 2022 é de autoria dos compositores Felipe Filósofo, Fabio Borges, Ademir Ribeiro, Devid Gonçalves, Lucas Marques e Porkinho.

- ads-

Liesa vai manter ‘arrastões’ após cada dia de desfile e promete parceria com poder público para melhorar o funcionamento do sistema de transporte

O presidente da Liesa, Gabriel David, em publicação nas redes sociais, garantiu que os "arrastões" após cada dia de desfile estão mantidos para o...

Carreta Social na Unidos de Padre Miguel oferecerá exames ginecológicos para a comunidade

Nos dias 08, 09 e 10 de maio, a quadra da Unidos de Padre Miguel, agremiação do Grupo Especial do Carnaval Carioca, será palco...

Fé é o que move a Morada! Religiosidade da escola foi o principal motivo da escolha do enredo da Mocidade Alegre

É verdade que o enredo da Mocidade Alegre repercutiu de forma bastante positiva dentro do carnaval, principalmente, internamente na escola. Desde o anúncio até...