Os presidentes das 12 agremiações do Grupo Especial do Rio de Janeiro conheceram e aprovaram a nova marca dos desfiles das escolas de samba. Hoje, ela é apresentada ao público e oficialmente estará na Cidade do Samba, nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2022, quando acontecerá a celebração carnavalesca na data tradicional do carnaval. Ao site CARNAVALESCO, o diretor de marketing da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Gabriel David, explicou como surgiu a intenção de criar a marca “Rio Carnaval”.
“A marca é criada a partir do bailado de uma porta-bandeira vista de cima. Todo o tracejado dessa marca é criado a partir desse bailado. É a forma da emoção que o carnaval traz para essa marca. Ao longo dos próximos meses, vamos destrinchar todos os detalhes que isso pode proporcionar. É uma marca viva, atual e que representa as escolas como um todo”, disse.
Comercialmente, Gabriel David apontou pontos fundamentais que a criação da marca “Rio Carnaval” gera para os desfiles das escolas de samba.
“O carnaval já entrega muito, mas é difícil de tangibilizar (algo que pode ser sentido, representado, palpável), entender o que é essa entrega. É a TV Globo, prefeitura, Liesa? Fica difícil entender. A ideia da marca chega para dar unidade, poder apresentar para pessoas de forma mais clara quem está ali se apresentando, o que é o carnaval, os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Essa marca é o “Rio Carnaval”. Fica mais fácil de perceber, da mais unidade ao olhar do povo em geral. Para marcas parceiras comercialmente falando é importante. Tangibiliza tudo que a gente pode enquanto marca entregar para uma outra marca parceira, patrocinador”.
A criaçaõ da marca proporciona, segundo Gabriel David, a criação de uma série de ativações. O diretor diz que nos próximos anos isso será apresentado ao público. Neste primeiro momento, a fase ainda é de planejamento financeiro dentro da Liesa e das escolas de samba.
“É uma marca viva e que pode perdurar no tempo. É muito atual. Ela tem inúmeras possibilidades tanto de ativações, quanto de aplicações. Muitas custam dinheiro. A Liga e o carnaval precisam primeira se estabilizarem com o planajamento financeiro. Isso está acontecendo aos poucos. Por isso, a gente tem que ter cautela neste momento. Vamos expor várias ativações ao longo dos anos. É uma marca que muda de cor e formato. Pode ser aplicada em cima imagens, símbolos, logos. Da muita propriedade para cada escola transformar aquela marca em sua. Lógico que isso não vai apagar ou ser maior que a marca da escola. Ela representa todas 12 escolas do Grupo Especial e o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro”.
Quem estiver no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, durante os desfiles em abril, vai conferir uma loja física especial com produtos das escolas de samba e da marca “Rio Carnaval”. Gabriel David conta o que pensa sobre essa comercialização, seja ela presencial ou virtual.
“A loja física é um fato. Até para ajudar as pessoas acharem produtos das escolas de samba. Certamente, ela vai acontecer na Sapucaí. Futuramente, a gente pensa em ter alguns pontos de lojas físicas espalhados na cidade, em ambientes carnavalescos. A loja online é o futuro, mas temos que lançar os produtos. Existe um processo até chegar na loja online, mas com certeza ela também vai acontecer”.