Até o sábado das campeãs as redes do coletivo multiplataforma Carnavalize estarão dedicadas a um manifesto em homenagem aos profissionais do carnaval. O projeto intitulado “Vazio de Carnaval” apresentará uma série de perfis de profissionais que dedicaram sua vida à folia brasileira e tiveram seus trabalhos afetados pela pandemia. As histórias desses personagens foram registradas em depoimentos em vídeos e numa sessão de fotos que serão postados diariamente nas redes sociais do coletivo, com foco no Instagram.
Segundo a equipe idealizadora, a iniciativa foi batizada de “Vazio de Carnaval” não só pelo hiato dos desfiles neste ano e o deserto das avenidas, mas também pelo próprio silêncio das agremiações durante esse período. Serão ao todo dez personagens fotografados pelas lentes de George Magaraia. O time de selecionados inclui costureiras, aderecistas, escultores, ritmistas, dançarinos e carnavalescos. A ideia de fotografar profissionais de base foi da integrante Beatriz Freire e vai ao encontro com a proposta originária do Carnavalize: enxergar o carnaval como uma potente manifestação artística e social.
Felipe Tinoco, um dos coordenadores do projeto, detalha o processo de elaboração da iniciativa: “Dessa vez, resolvemos propagar a voz e os rostos dos profissionais menos famosos, pois são eles os que mais estão sofrendo nesse período. São pessoas de diferentes ramos, mas que se dedicam às artes do carnaval de alguma forma”.
O integrante do site afirma ainda a importância dessa ocupação simbólica: “O objetivo é gerar imagens de reflexões e reforçar a importância do carnaval como um todo, para nossa cultura, pra toda a cidade e o país, gostem as pessoas ou não. Levantar essa bandeira é fundamental”, diz Tinoco.
Para o próprio domingo de carnaval, além de um desses perfis destes profissionais, também será lançado um vídeo-manifesto, gravado diretamente na Sapucaí com Selminha Sorriso, uma das maiores estrelas da história das escolas de samba. A obra terá narração de Milton Cunha.
O projeto “Vazio de carnaval” é uma realização coletiva da equipe do Carnavalize, composta por Beatriz Freire, Felipe Tinoco, João Vitor Silveira, Juliana Yamamoto, Leonardo Antan, Lucas Monteiro, Luise Campos, Pedro Umberto, Thomas Reis e Vitor Melo. As imagens são do fotógrafo George Magaraia. Os dez personagens apresentados pelo projeto são os aderecistas Fabiano Silva, Bruno Oliveira e Alessandra Reis, as costureiras Carmem e Nete, o escultor Flávio Polycarpo, o ritmista Eryck Quirino, o carnavalesco Guilherme Estevão e a coreógrafa Daniela Renzo.