InícioGrupo EspecialCláudio Vieira: 'Um inesperado solo de pratos'

Cláudio Vieira: ‘Um inesperado solo de pratos’

Na década de 60, quando as paradinhas da bateria da Mocidade eram a sensação na Avenida, a maioria das Agremiações resolveu criar a sua bossa também.

Com a Vila Isabel não foi diferente. Já na semana do Carnaval, Mestre Vrande resolveu aderir à moda. Reuniu seus batedores e expôs o projeto:

– É o seguinte: quando a gente se aproximar do palanque dos julgadores, vou dar um apito e todo mundo para de tocar. Logo depois, vou apitar duas vezes; o repique entra e vem todo mundo no embalo. Entenderam?

Não foram precisos muitos ensaios para deixar a rapaziada bem entrosada.

No dia do desfile, porém, esqueceram de passar as instruções para o Wilson, o tocador de pratos, um mecânico de automóveis que morava na Baixada e não podia frequentar os ensaios, por causa da distância.

Quando a bateria da Vila se aproximou da cabine dos jurados, mestre Vrande apitou. Todo mundo parou, menos o Wilson, que não sabia de nada. Continuou tocando pratos freneticamente, fazendo malabarismos espalhafatosos no asfalto.

Mestre Vrande gelou. Mas não teve outra alternativa, senão instruir, discretamente, que Wilson continuasse o seu solo. À saída da cabine, apitou duas vezes; o repique entrou e, com ele, os demais instrumentos. O julgador de Bateria não se conteve. Ficou de pé, aplaudindo e gritando, vibrando com o show:

– Bravos! Bravos! Bravos! – e deu uma nota 10, rasgada de elogios. Wilson virou herói.

Ajude o CARNAVALESCO a escolher os dez melhores desfiles do Sambódromo. Assista aqui ao desfile da Vila Isabel em 1988 (“Kizomba, a Festa da Raça”) e dê a sua nota!

- ads-

Liesa vai manter ‘arrastões’ após cada dia de desfile e promete parceria com poder público para melhorar o funcionamento do sistema de transporte

O presidente da Liesa, Gabriel David, em publicação nas redes sociais, garantiu que os "arrastões" após cada dia de desfile estão mantidos para o...

Carreta Social na Unidos de Padre Miguel oferecerá exames ginecológicos para a comunidade

Nos dias 08, 09 e 10 de maio, a quadra da Unidos de Padre Miguel, agremiação do Grupo Especial do Carnaval Carioca, será palco...

Fé é o que move a Morada! Religiosidade da escola foi o principal motivo da escolha do enredo da Mocidade Alegre

É verdade que o enredo da Mocidade Alegre repercutiu de forma bastante positiva dentro do carnaval, principalmente, internamente na escola. Desde o anúncio até...