InícioGrupo EspecialEntrevistão com Selminha Sorriso: 'Não tenho contrato com a Beija-Flor'

Entrevistão com Selminha Sorriso: ‘Não tenho contrato com a Beija-Flor’

São mais de 30 anos de carnaval. Uma trajetória de conquistas, prêmios e uma identidade que transformaram Selminha Sorriso na personalidade feminina mais emblemática do samba. A porta-bandeira da Beija-Flor conversa com a reportagem do CARNAVALESCO para a série ‘Entrevistão’.

Qual o grande desfile da sua vida?

Selminha Sorriso: “O desfile de 2001 foi o que mais me marcou. Tinha acabado de ser mãe, em novembro. Voltei a dançar em janeiro. Ficamos em segundo lugar por um décimo, aquele desfile foi marcante, para muitas pessoas poderíamos ter sido campeões”.

O que você estava sentindo naquele momento do desfile de 2011 com a pista cheia de óleo?

Selminha Sorriso: “Eu não estava com medo de cair mas de atrapalhar o andamento da escola. Eu não estava pensando na minha nota mas no coletivo da Beija-Flor. Aquele desfile eu torci para acabar na verdade. Esse e o de 2005, quando minha mãe estava doente, foram desfiles que eu torci para acabar. Eu estava tão nervosa que não tinha nem saliva na boca”.

É verdade que você não tem salário na Beija-Flor?

Selminha Sorriso: “Aqui não tem contrato. É uma família. A escola nos ajuda, mas salário eu não tenho. Estou aqui há mais de 24 anos feliz da vida. Nunca faltou nada para mim e o Claudinho. Não me importa quem ganha mais ou menos que eu. Não me comparo com os outros. Minha energia está concentrada em mim”.

Como está hoje a relação com o Laíla?

Selminha Sorriso: “Tive com o Laíla várias vezes desde sua saída. Para mim e o Claudinho ele foi muito importante. O trato como mestre sempre. No começo foi difícil entender a ausência dele no palco. Mas ele está feliz e foi ensinar a outra comunidade tudo aquilo que ele nos ensinou”.

Falta algo para a Selminha no carnaval?

Selminha Sorriso: “Sempre falta algo. Eu penso que a cada momento você aprende. Nunca estou 100% confiante e acomodada. Quando você acha que já sabe você desaprendeu. Um crescimento profissional só vem com muito exercício e ensaio. Sempre me sinto uma iniciante. Quando toca a sirene eu não tenho mais insegurança. A minha vida está ali naquela avenida. São duas pessoas em constante avaliação. Trinta anos de carnaval é motivo de muita gratidão”.

Como você faz para nunca perder o sorriso?

Selminha Sorriso: “É uma coisa de alma e espiritualidade. Consigo separar a chateação do carinho com o público. Eu vi uma palestra recentemente em que o palestrante diz que qualquer problema a pessoa já se entrega, não entende a dificuldade. Os problemas passam. Se a gente enfrenta com otimismo ele vai embora mais rápido. A esperança minimiza tudo”.

Quando dizem que você é a mulher mais importante do carnaval, como você reage?

Selminha Sorriso: “Eu fico feliz e orgulhosa, mas considero um exagero. A vida é feita de conquistas diárias. Superar seus medos, inseguranças, incertezas. Saber que conquistei credibilidade ao longo dos anos me deixa orgulhosa mas considero outras mulheres mais importantes que eu”.

Você imagina a Beija-Flor um dia sem o Anísio?

Selminha Sorriso: “Não dá para imaginar. Impossível a Beija-Flor sem o Anísio. Ele vai seguir tendo muita saúde por muitos anos. Para mim é motivo de muita felicidade ouvir dele que sou uma pessoa unânime. É um pai não só para mim mas para toda a escola”.

Você temeu que sua parceria com o Claudinho fosse desfeita?

Selminha Sorriso: “Não temi em momento algum. A minha fé e a certeza era de que ele era inocente. Meu coração não ficou triste. Eu ia na casa dele ensaiar. Ocupei o tempo dele. Passava tudo e cobrava dele. Não deixei ele se entristecer e estive o tempo inteiro ao seu lado. Na hora da dificuldade que você vê quem é o amigo. São 27 anos de parceria. Meu sentimento por ele é de irmã e mãe às vezes. É o meu compadre”.

Já se imaginou dançando fora da Beija-Flor?

Selminha Sorriso: “Nunca fui nem convidada. As escolas que desfilo são de outros estados. Eu criei um laço familiar aqui na Beija-Flor, embora eu não tenha começado aqui”.

- ads-

‘Todos os sambistas merecem ser tratados como estrelas’, diz integrante da Liesa, após participação de ritmistas no show da Madonna

Os 20 ritmistas, crianças e adolescentes, que participaram do show da cantora Madonna, na noite do último sábado, na Praia de Copacabana, fizeram história....

Vira, virou! Hora do resgate da Mocidade! Casal Lage emocionado com recepção na quadra: ‘Reiniciar a história’, diz Renato

O casal Renato e Márcia Lage está de volta ao carnaval. Na tarde do último domingo, na Vila Vintém, a dupla foi apresentada oficialmente...

Com amor, festa e aniversário, Estrela do Terceiro Milênio lança enredo para o Carnaval 2025

Por Will Ferreira e Lucas Sampaio O sábado foi de festa no Grajaú. Com um dia de antecedência, a Estrela do Terceiro Milênio comemorou os...