InícioGrupo EspecialTuiutiBateria dá show e é grande destaque em primeiro ensaio de rua...

Bateria dá show e é grande destaque em primeiro ensaio de rua do ano do Paraíso do Tuiuti

Por Guilherme Ayupp e Victor Amancio

O Paraíso do Tuiuti realizou nesta segunda, o seu primeiro ensaio de rua em 2020 rumo ao carnaval. A 8ª colocada no desfile de 2019 intensifica seus treinos para aprimorar os quesitos e desta forma voltar ao desfile das campeãs. Na calorenta noite no bairro imperial o grande destaque ficou por conta de uma impressionante atuação da bateria Supersom, uma das melhores do carnaval. Regado a bossas e convenções o samba que já tem qualidade cresce ainda mais e promete encantar a Sapucaí.

Como costuma acontecer tradicionalmente, uma pomposa queima de fogos marcou a arrancada da escola dando aquele clima de avenida, levando o público que acompanhava o ensaio a se empolgar. O presidente Renato Thor, como de costume, ficou posicionado no final do percurso aguardando até o último componente terminar de ensaiar. E foram longos 144 minutos de ensaio.

“Eu acho que o processo de melhora é contínuo. A comunidade está cantando bem, mas pode evoluir mais, pois o samba é belíssimo. Gostei bastante do entrosamento do carro de som com a bateria. A comunhão de fatores que permite a explosão de canto precisa eclodir no dia do desfile, não pode acontecer antes, até porque existe um componente físico também, que é a presença das fantasias”, explicou o diretor de carnaval, Junior Schall.

Samba-Enredo

O samba da escola é um dos trunfos para o desfile, com uma melodia para cima e os refrãos que são de fácil aprendizagem o Paraíso do Tuiuti promete empolgar a Sapucaí com seu samba. Desponta como uma das composições mais funcionais da avenida em 2020. Serve perfeitamente ao desfile, permite muitas nuances da bateria e caiu como uma luva nas vozes de Nino do Milênio e Celsinho Mody. Eles, que se apresentaram juntos em 2018, demonstram um grande entrosamento, com a emissão de cacos na dose certa, sem tornar o ensaio algo massante. Impulsionaram o treino com bastante empolgação.

Comissão de Frente

Márcio Moura, estreante na azul e amarela no carnaval desse ano, veio comandando o grupo de dançarinos, que realizaram movimentos de muita sincronia, o que leva a crer que a coreografia apresentada é aquela que será mostrada no desfile oficial. Referências ao santo São Sebastião e o orixá Oxóssi. O grupo fez três apresentações simulando as cabines de julgamento do Sambódromo.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Os aguerridos Marlon Flores e Danielle Nascimento também usaram o ensaio para um treino à vera. Além das três paradas simulando jurados, tal qual a comissão, eles também exibiram no treino a coreografia oficial de desfile. Com traços de leveza e tradicionalismo, aliado à uma dança forte foram muito aplaudidos ao longo de todo o percurso.

Harmonia

A comunidade precisa segurar o canto, pois nos trechos finais do ensaio o samba, em algumas alas, caiu o rendimento. Ainda não está no padrão ideal de desfile. Com um samba de tanta qualidade é possível que os componentes cantem bem mais. Uma ala coreografada passou com os componentes fazendo uso ainda do prospecto com a letra da obra. Celsinho e Nino estão prontos e entrosados para o desfile oficial, sem deixar cair o rendimento do carro de som a dupla fez um trabalho incrível durante o ensaio elevando o nível do samba-enredo.

Evolução

Tecnicamente não foi notado nenhum problema grave, como espaçamento entre as alas, buracos significativos ou andamento irregular, com aceleramento ou lentidão. Entretanto naquilo que tange à espontaneidade do componente é preciso evoluir melhor. Muitas pessoas estavam andando. Com a fantasia no desfile a tendência é a dificuldade ser ainda maior. Os componentes erguem os braços nos trechos em que o samba faz referência ao Morro do Tuiuti.

Bateria

Uma atuação de gala dos comandados de mestre Ricardinho. Se a Supersom passar dessa maneira no desfile oficial certamente vai concluir o julgamento com as notas máximas no quesito. Afinação perfeita, ritmo suingado e bossas muito criativas, explorando a qualidade de cada naipe. Levando quatro bossas para a Sapucaí o mestre disse que para ele a bateria ensaiou sem erros, mas ainda diz que precisa aprimorar o trabalho.

“A bateria foi perfeita, não cometemos nenhum erro durante o ensaio, precisamos aprimorar o trabalho que está sendo feito e concluir a aquisição de naipes que ainda não estão completos como o de caixa que ainda temos algumas poucas vagas. O trabalho tem que continuar sendo feito e agora é contar com os ritmistas para evoluirmos até o dia do desfile oficial”, disse Ricardinho.

- ads-

Sambistas rasgam elogios ao espetáculo ‘O Som do Morro’, de Patrick Carvalho

Durante a estreia do espetáculo “O Som do Morro”, do coreógrafo Patrick Carvalho, no SESC Copacabana, diversos sambistas estiveram marcando presença e reverenciando o...

Conheça o enredo da Acadêmicos de Vigário Geral para o Carnaval 2025

A Acadêmicos de Vigário Geral invoca as letras de Francisco Guimarães, vulgo Vagalume, jornalista descendente de escravizados que jogou luz sobre as frestas da...

Imperatriz Leopoldinense atualiza calendário de concurso de samba-enredo

Com a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) indicando que o "calendário do carnaval" será antecipado em um mês, por exemplo, com os...