InícioSão PauloSob a batuta de Jorge Freitas, Mancha Verde grava samba para o...

Sob a batuta de Jorge Freitas, Mancha Verde grava samba para o CD do Grupo Especial de São Paulo

Por Guilherme Ayupp e Matheus Mattos

A grande campeã do carnaval de São Paulo, a Mancha Verde, foi a primeira agremiação da Liga SP a realizar a gravação das bases de coro e bateria para sua faixa no CD para o Carnaval 2020. Os trabalhos realizados na Fábrica do Samba revelaram todo o talento do carnavalesco Jorge Freitas. Pentacampeão na folia paulistana, Freitas possui vasta experiência como regente de orquestra. Ele foi o artífice na condução dos trabalhos principalmente na gravação do coro da comunidade, composto por cerca de 60 pessoas.

* VEJA OS VÍDEOS: GRAVAÇÃO DO CORO, TAMBORIM E BATERIA

O artista conversou com a reportagem do CARNAVALESCO sobre a gravação e reviveu os anos em que regia uma orquestra em Nova Friburgo, região serrana do estado do Rio de Janeiro. Freitas revela que a experiência o ajuda em seu trabalho no carnaval.

* VEJA AQUI: FOTOS DA GRAVAÇÃO DA MANCHA

“Na verdade é um trabalho que foi cotidiano por 25 anos. Fui regente em Nova Friburgo. Tudo que implantei no carnaval foi fruto dessa época. Por todas as escolas que passei fiz o mesmo trabalho, mas aqui tem sido diferente, pois a escola me oferece todas as condições. Confesso que me realizei realizando essa gravação, fizemos um papel bonito aqui na Fábrica”, explica.

A noite nas gravações também foi uma estreia para o novo mestre da bateria Puro Balanço, Guma. Ele explicou que as duas bossas que implementou na faixa se baseiam na melodia da obra e também revelou o andamento que será implementado na faixa e na avenida pela atual campeã do Grupo Especial.

“Hoje é um dia tão especial quanto o desfile, quando a gente faz nosso registro oficial. A acústica da gravação melhorou muito em relação ao ano passado. Nós ensaiamos bastante para fazer bonito aqui. Fizemos uma brincadeira na segunda do samba. Bossa eu gosto de fazer de acordo com o enredo mas esse ano fiz em cima da melodia. Nosso andamento girou em torno de 147 BPM (batidas por minuto), que é aquilo que eu vou procurar levar para o Anhembi”, comentou Guma.

- ads-

Com amor, festa e aniversário, Estrela do Terceiro Milênio lança enredo para o Carnaval 2025

Por Will Ferreira e Lucas Sampaio O sábado foi de festa no Grajaú. Com um dia de antecedência, a Estrela do Terceiro Milênio comemorou os...

Ei, psiu! Emerson Dias é o novo intérprete da Botafogo Samba Clube

A Botafogo Samba Clube já tem uma nova voz oficial para a sua estreia na Marquês de Sapucaí. Emerson Dias será o intérprete oficial...

Diego Falcão e Laryssa Victória formam o novo primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira do Arranco

O Arranco já tem o seu mais novo primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira! Diego Falcão e Laryssa Victória defenderão o pavilhão azul e...