InícioGrupo EspecialVila IsabelEm festa com presença de governadores do RJ e DF, Vila Isabel...

Em festa com presença de governadores do RJ e DF, Vila Isabel tem demonstração de força na apresentação de seu enredo

Fotos: Vinicius Vasconcelos

A Unidos de Vila Isabel fez uma grande festa em sua quadra na noite deste sábado, 13, para apresentar o seu enredo para o Carnaval 2020. ‘Gigante pela própria natureza, jaçanã e um índio chamado Brasil’ será o título da temática em homenagem à capital brasileira, Brasília. Além da maciça presença da comunidade e segmentos, dois entusiasmados convidados chamaram a atenção e deram uma demonstração da força da escola. Tratam-se dos governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.

Criado no bairro de Vila Isabel, Witzel demonstrou muita simpatia e satisfação com a festa realizada pela azul e branca. Em certos momentos lembrava a maneira com que o ex-prefeito Eduardo Paes se comportava em eventos de carnaval e nos próprios desfiles. Ao CARNAVALESCO o governador destacou seu passado na região e demonstrou novamente a intenção de contribuir com o carnaval.

“Já morei aqui no bairro na rua Souza Franco, dividia meu coração na juventude entre Salgueiro e Vila Isabel. Uma das coisas que me fez apaixonar pelo Rio foi o carnaval, a alegria do povo. Já como juiz eu frequentava ali o espaço Candonga. Como governador eu me sinto na obrigação de ajudar. Esse mês tivemos pela booking.com um índice de 100% de aumento na procura de turistas no Rio de Janeiro. O carnaval ajudou muito nisso. Estou me colocando à disposição das escolas para encontrarmos um caminho”, disse o governador.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, esteve ao lado do chefe do executivo carioca e também do presidente da Vila Isabel, Fernando Fernandes. Entusiasmado, falou com a imprensa e destacou que a capital federal é uma reunião de todos os povos brasileiros.

“É uma alegria grande demais para todo brasiliense e também brasileiro, essa homenagem da Vila Isabel. Essa recepção demonstra o quão grande será esse carnaval. O Edson está fazendo um trabalho belíssimo. Brasília era um sonho de todos os brasileiros de integrar todas as regiões do país. É a mãe de leite do país. Sei que muita gente não gosta da política, mas é somente através dela que se muda a vida das pessoas. É um enredo de esperança”, disse.

* Veja aqui as fotos da noite na quadra

* Leia a sinopse da Vila Isabel para o Carnaval 2020

Vila Isabel pode encomendar o samba

Ainda não há confirmação oficial por parte da escola, mas são boas as chances de a Vila Isabel não realizar disputa para o Carnaval 2020 e realizar a encomenda de sua obra ao presidente de honra e compositor Martinho da Vila. Perguntado por nossa reportagem sobre a possibilidade o diretor de carnaval, Wilsinho, desconversou e jogou a responsabilidade para o presidente, Fernando Fernandes falou sobre a possibilidade e enalteceu a chancela governamental ao enredo da Vila.

“É um trabalho que a gente tem feito, de honestidade e qualidade. Avila Isabel está superando obstáculo. Essa questão de encomenda eu prefiro responder mais adiante”, economizou.

Wilsinho aproveitou para destacar a presença dos governadores na quadra e disse que em  um momento de incertezas com relação às verbas para o ano que vem a ajuda do Distrito Federal é fundamental para a escola.

“É uma demonstração de força não somente do nosso enredo, mas do carnaval carioca como um todo. Precisávamos desse tipo de incentivo. Precisamos do apoio dos governantes e merecemos. Diante da indefinição de algumas verbas, estamos recebendo com muita gratidão essa ajuda”, avaliou.

Enredo trará um índio representando o Brasil e tocará levemente na crítica social

Quem temia uma ode à política na homenagem à Brasília pode ficar tranquilo que o enredo passará bem longe do Fla x Flu ideológico em que se tornou o país desde 2014. A Vila terá uma temática indígena com uma pitada de crítica social. Quem explica é o próprio carnavalesco, Edson Pereira.

“A gente criou uma história lembrando os áureos tempos do carnaval. Um índio chamado Brasil pega a sua canoa, e adormece em um dia de lira, como todo o povo brasileiro. Esta canoa se transforma em uma jaçanã, e a partir daí ele conhece todo o nosso povo, a cultura dos estados e no fim ele chega ao sonho constituído, que é Brasília. Vamos mostrar que o nosso povo nunca desiste, sempre tem fé”, disse.

O diretor de carnaval Wilsinho complementou a fala do carnavalesco e acrescentou que a temática lembrará os enredos de Joãosinho Trinta.

“Não é um enredo somente de exaltação à Brasília. Mas o Edson chegou a um ponto em sua carreira que pode contar qualquer tema da maneira que quiser. O caminho escolhido é muito interessante. Brasília é uma junção de todos os povos do Brasil e é isso que mostraremos em nosso enredo, explorando a brasilidade. É um enredo com a cara de João 30”, elogiou.

- ads-

Liesa vai manter ‘arrastões’ após cada dia de desfile e promete parceria com poder público para melhorar o funcionamento do sistema de transporte

O presidente da Liesa, Gabriel David, em publicação nas redes sociais, garantiu que os "arrastões" após cada dia de desfile estão mantidos para o...

Carreta Social na Unidos de Padre Miguel oferecerá exames ginecológicos para a comunidade

Nos dias 08, 09 e 10 de maio, a quadra da Unidos de Padre Miguel, agremiação do Grupo Especial do Carnaval Carioca, será palco...

Fé é o que move a Morada! Religiosidade da escola foi o principal motivo da escolha do enredo da Mocidade Alegre

É verdade que o enredo da Mocidade Alegre repercutiu de forma bastante positiva dentro do carnaval, principalmente, internamente na escola. Desde o anúncio até...