InícioSanta CruzAlém de enredo da Santa Cruz, Ruth de Souza também será homenageada...

Além de enredo da Santa Cruz, Ruth de Souza também será homenageada no cinema

Por Philipe Rabelo

A homenagem da Acadêmicos de Santa Cruz para Ruth de Souza foi além das expectativas. Apesar da chuva, a atriz de 97 anos, veio à frente da escola, no abre alas. Junto dela, segurando um guarda-chuva para proteger a mãe, Daniele Ornelas, também atriz e filha do coração da grande homenageada. Elas se encontraram há mais de 20 anos.

Daniele conversou com o site CARNAVALESCO e apontou sua mãe como uma inspiração para várias gerações de artistas e revelou que está sendo gravado um filme sobre a vida da atriz, intitulado “Diálogos com Ruth de Souza”. A equipe de filmagem acompanhou o desfile e segue acompanhado o dia a dia atriz.

O projeto é dirigido pela cineasta Juliana Vicente, selecionada pelo programa Rumos 2015-2016, do Itaú Cultura. O filme deve chegar às telonas ainda esse ano.

Após cruzar a Avenida, Ruth de Souza foi levada para um camarote. Durante esse trajeto, que durou aproximadamente 10 minutos, a atriz foi parada inúmeras vezes. Vários fãs demonstravam respeito e admiração. As pessoas faziam saudações, mandavam beijos, batiam palmas, faziam selfies e reverências para a eterna Sinhá Moça, papel pelo qual foi indicada ao prêmio de melhor atriz no festival de Veneza, em 1954.

De acordo com Daniele Ornelas, o carnavalesco Cahê Rodrigues já nutria o desejo de desenvolver esse enredo desde 2015.

“O Cahê sempre quis fazer, agora ele conseguiu e foi muito feliz. Se você ouvir o samba, vai ver que realmente narra a história da vida dela toda”, contou.

Cahê Rodrigues falou ao site CARNAVALESCO que apesar da chuva tem certeza da missão cumprida.

“A importância desse enredo é enorme e ela já merecia por tudo o que ela representa para a classe, uma mulher que sempre lutou pelo espaço do negro nas artes com dignidade. Apesar da chuva que atrapalhou a concentração, estou feliz por ter visto ela feliz e ter visto pessoas emocionadas pela homenagem. Todo o meu esforço e dedicação foi para ver a Dona Ruth feliz na Avenida e, eu vi! Pude olhar para ela e vê-la muito emocionada”, comemorou o carnavalesco.

- ads-

Posição de desfile e critérios de julgamento: Presidente Paulo Serdan fala perspectivas do Carnaval 2025 em São Paulo

A Mancha Verde foi a sexta escola a desfilar na sexta-feira de carnaval. Entretanto, o presidente Paulo Serdan revelou ter outra preferência de horário...

Começa a 2ª FLIC, Feira Literária e Cultural da Mangueira, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação

Nesta sexta-feira, a quadra da Estação Primeira será palco da 2ª edição da FLIC Mangueira, com estandes de editoras, oficinas de criação poética, de...

Confira a sinopse do enredo da Unidos da Tijuca para o Carnaval 2025

Estou aqui para contar a minha história… 1 - Nascente. Olho d’água... Útero do mundo. Numa cabaça mergulhada no fundo do rio turvo, um espelho...