dudu mangueira
Foto: Mariana Santos/CARNAVALESCO

A Mangueira não fará alterações na letra do samba-enredo escolhido para representar a escola no Carnaval 2027. A confirmação foi feita pelo diretor de carnaval, Dudu Azevedo, em entrevista ao CARNAVALESCO durante a final da disputa realizada neste sábado. Segundo ele, ajustes poderão acontecer na melodia e na interpretação do cantor oficial Dowglas Diniz, mas a composição vencedora será preservada. Os ensaios de canto começam em outubro, enquanto os ensaios de rua têm início marcado para 15 de novembro.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Dudu Azevedo avaliou de forma positiva o trabalho desenvolvido desde sua chegada à Mangueira e destacou a estrutura oferecida pela presidente Guanayra Firmino para a preparação do desfile. Para o diretor, o ambiente encontrado na escola tem contribuído para a execução do planejamento elaborado para o Carnaval 2027.

“Eu estou muito feliz, me sinto muito abraçado pela escola. Tenho muita satisfação de falar que a Guanayra é uma presidente que dá muita estrutura para a gente trabalhar. E o clima, a energia do barracão, a quadra, como recebe e aceita todo o planejamento nosso”, afirmou.

O diretor também ressaltou a organização interna da Mangueira, citando as reuniões mensais com as lideranças e a rotina de ensaios técnicos. Dudu destacou ainda a importância do diálogo para colocar em prática as ações planejadas pela equipe.

“Nós temos uma reunião de lideranças que acontece uma vez por mês. Eles têm um diálogo muito bom nas reuniões. Eles conseguem planejar e executar”, comentou.

Para Dudu, a combinação entre a energia característica da Mangueira e o trabalho técnico desenvolvido pela equipe pode ser um dos diferenciais da escola na Marquês de Sapucaí.

“É um balanço de um olhar de uma Mangueira que tem muita energia, uma técnica bem apurada para desfilar, e aí a gente espera levar sempre isso para a avenida”, completou.

Samba será mantido

Após a escolha do samba-enredo, uma das primeiras definições da direção de carnaval é a preservação da letra apresentada na final. Dudu Azevedo afirmou que não existe previsão de mudanças no texto da composição vencedora.

“Não tem mudança de letra, não. Tem de melodia, da interpretação do Dowglas (Diniz), claro. A gente não prevê mudanças, não”, garantiu.

O dirigente também destacou a qualidade dos sambas que chegaram à decisão e afirmou que a expectativa é transformar a energia observada durante a disputa em força para o desfile oficial.

“A gente está muito feliz com os dois sambas. A gente acha que vai ser uma grande escolha e a gente espera essa energia que vibrou aqui durante o concurso, que a gente consiga levar até o carnaval”, afirmou.

A preparação para a comunidade cantar o samba começa já no próximo mês. De acordo com Dudu, os ensaios de canto serão iniciados em outubro. Na rua, a Mangueira começa a preparação no dia 15 de novembro.

Sidnei França ganha elogios pela plástica

Responsável pelo desenvolvimento visual do desfile, o carnavalesco Sidnei França também recebeu elogios do diretor de carnaval. Dudu afirmou que o trabalho do artista vem agradando aos mangueirenses e criou uma expectativa positiva para alegorias e fantasias que serão levadas para a avenida.

“O Sidnei vem encantando a gente com a plástica dele. O mangueirense está feliz com isso. Eu acho que ele vai repetir essa alegria que ele vem trazendo para o pessoal. Essa felicidade que ele vem trazendo para o mangueirense com uma boa plástica”, declarou.