InícioEspecialViúva Porcina e sinhozinho Malta são lembrados no desfile da UPM

Viúva Porcina e sinhozinho Malta são lembrados no desfile da UPM

Por Larissa Rocha

Mulheres de viúva Porcina e homens de sinhozinho Malta. Era dessa forma que estava composta a quarta ala da escola de Vila Vintém, a quinta a entrar na avenida na noite desta sexta-feira de carnaval. A agremiação trouxe o enredo ‘’Qualquer semelhança não terá sido mera coincidência”, uma homenagem à vida e obra do escritor Dias Gomes, autor de telenovelas de sucesso como Roque Santeiro, exibida em 1985. A novela marcou época por conta de famosos personagens, entre eles, o hilariante casal da TV.

A ala intitula de ”Viúva Porcina, a que foi sem nunca ter sido, e Sinhozinho Malta: eu tô certo ou tô errado?” reviveu a extravagância de Porcina, com chapéus e guarda sóis excêntricos, e a caricatura de sinhozinho Malta, com óculos escuros e fivelas grandes. Cores como rosa, roxo e azul predominaram as fantasias e realçaram o tom cômico do casal.

Na concentração, os componentes não se deixaram abalar pela forte chuva. A animação era garantida. Na opinião de Ana Paula Martins, que desfila há 6 anos na agremiação, a fantasia, leve, retratou todo o espírito da perua idealizada por Dias Gomes.

‘’A personagem grudou no espírito, a cada hora me pego falando coisas como ‘oxente, cadê meu sinhozinho?’’’, relatou Ana Paula, rindo.

César Rodrigues, que completou seu quarto ano de desfile pela Unidos de Padre Miguel, disse que apesar de torcer para o Roque na novela, conseguiu se ver como o próprio sinhozinho Malta com a ajuda da fantasia.

“Estou idêntico! Eu tô certo ou tô errado? Vamos arrebentar na avenida, nem essa chuva vai nos derrotar, vamos pra vitória!”, afirmou antes de cruzar a Sapucaí.

Lucas Vasques, outro componente da ala, ainda não havia nascido quando a obra foi exibida pela primeira vez, mas contou com a ajuda da internet para saber mais sobre o personagem.

”Eu acompanho bastante a história e carreira do Dias Gomes, é um prazer estar representando uma das maiores criações dele”, comemorou.

Para Sabrina Almeida, de 23 anos, não foi muito diferente. A componente contou que, por ser muito jovem, precisou pesquisar sobre a intitulada viúva de Roque e acabou se encantando com a personagem.

”Eu me acho até bastante parecida com ela às vezes”, brincou Sabrina.

- ads-

Conheça o enredo da Independente Tricolor para o Carnaval 2025

A Independente Tricolor anunciou na noite desta quarta-feira o enredo para 2025: "Gritos de resistência", que será desenvolvido pelo carnavalesco André Marins. Veja abaixo...

Daniel Silva é o novo intérprete da Inocentes de Belford Roxo

Daniel Silva volta para Inocentes de Belford Roxo como intérprete oficial. Ele fez parte do carro de som da agremiação em 2004, como apoio...

Conheça o enredo da Mancha Verde para o Carnaval 2025

A Mancha Verde apresentou na tarde desta quarta-feira o enredo para o Carnaval 2025. A escola levará para o Anhembi no ano que vem...