InícioEspecialAla "Primatas" da Rocinha faz crítica ao preconceito

Ala “Primatas” da Rocinha faz crítica ao preconceito

Por Karina Figueiredo

No último ano, o Brasil sofreu queda de 17 posições em ranking global que mede atos discriminatórios em um país, ocupando o 37º lugar em uma lista de 120 nações. Como reflexo desta realidade, a Acadêmicos da Rocinha, terceira a desfilar nesta sexta-feira de carnaval, levou para a avenida uma crítica ao preconceito. Na ala “Primatas”, a agremiação exibiu a diversidade em todos os seus sentidos, reforçando a importância do atual enredo da escola da zona sul carioca como protesto às inúmeras manifestações de discriminação ainda muito presentes no país.

“A ala Primatas é muito importante. Ela fala sobre o preconceito e a igualdade. Ela mostra como a diferença de cor de não nos faz diferentes. Somos todos humanos. Temos os mesmos direitos, bem como deveres”, disse Jorgina Teixeira Rodrigues, estreante na Acadêmicos da Rocinha.

Nas demais alas e carros, a agremiação também apresentou as principais vítimas de intolerância, como mães solteiras, homossexuais, moradores de rua e das comunidades, e os negros. Para Sueli Oliveira, de 73 anos, veterana na escola, o enredo da Rocinha tem grande valor cultural e social por tratar de temas que ainda persistem na sociedade brasileira.

“O preconceito é muito presente nas comunidades, assim como a violência contra a mulher negra. São casos que precisam de mais atenção por parte das autoridades políticas”, apontou Sueli.

Para Cristina Rodrigues, que também integra a ala, não é diferente. “O enredo fala que as pessoas não devem ser preconceituosas e que nós, como seres humanos, devemos combater todos os diversos tipos de discriminação”, comentou.

- ads-

Sambistas rasgam elogios ao espetáculo ‘O Som do Morro’, de Patrick Carvalho

Durante a estreia do espetáculo “O Som do Morro”, do coreógrafo Patrick Carvalho, no SESC Copacabana, diversos sambistas estiveram marcando presença e reverenciando o...

Conheça o enredo da Acadêmicos de Vigário Geral para o Carnaval 2025

A Acadêmicos de Vigário Geral invoca as letras de Francisco Guimarães, vulgo Vagalume, jornalista descendente de escravizados que jogou luz sobre as frestas da...

Imperatriz Leopoldinense atualiza calendário de concurso de samba-enredo

Com a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) indicando que o "calendário do carnaval" será antecipado em um mês, por exemplo, com os...