A Portela anunciou nesta semana sua nova diretoria de Carnaval para 2027. Apostando na força de sua tradição, a Majestade do Samba definiu um trio com identidade profundamente ligada à azul e branco: Dudu Falcão, Elisa Fernandes e Camarão Netto assumem a condução do projeto rumo ao próximo desfile na Marquês de Sapucaí. Com o lema de que “quando a raiz é forte, o futuro floresce”, a escola destacou que a nova gestão é formada por nomes que já fizeram história dentro da agremiação e carregam a cultura portelense como marca pessoal.

Dudu Falcão retorna à Portela após uma década na Unidos do Viradouro, onde conquistou quatro títulos em Niterói — três como diretor de Carnaval e um como diretor geral de harmonia. Na águia, ele atuou como diretor de harmonia entre 2009 e 2013. Agora, volta para assumir a Direção de Carnaval e também liderar a Comissão de Harmonia, setor considerado estratégico na busca por notas máximas.
Outra volta celebrada é a de Elisa Fernandes. Portelense desde a adolescência, ela chegou à escola aos 17 anos e é afilhada musical de Monarco. Durante uma década, integrou a diretoria de alegorias, participando da construção de desfiles marcantes. Após trabalho desenvolvido na Unidos da Tijuca no Carnaval 2026, retorna à sua escola de origem para reforçar o planejamento artístico e estrutural do desfile.
Fechando o trio, Camarão Netto representa a essência da comunidade. Nascido e criado em território portelense, iniciou trajetória como ritmista, foi diretor da ala de compositores e, a convite de Monarco, tornou-se o integrante mais jovem da Velha Guarda Show. Nos últimos anos, ampliou sua experiência nas Séries Ouro e Prata como diretor de Carnaval, aprofundando conhecimentos em concepção e planejamento de desfiles.
A reformulação na direção sinaliza uma estratégia clara da Portela: unir experiência técnica, identidade comunitária e conhecimento interno para fortalecer o projeto rumo ao título. A escola, que busca sua 23ª estrela no Grupo Especial, aposta na combinação entre tradição e renovação para se manter protagonista na Avenida.
Confira o comunicado da Portela na íntegra:
“A Portela tem raiz. E quando a raiz é forte, o futuro floresce!💙
Hoje anunciamos nossa nova Diretoria de Carnaval: uma diretoria bem raiz, formada por quem já fez história aqui dentro e carrega a azul e branco no peito.
🔵Dudu Falcão retorna à Majestade do Samba. Nosso diretor de harmonia entre 2009 e 2013, passou 10 anos na Unidos do Viradouro, conquistando 4 títulos em Niterói (3 como diretor de Carnaval e 1 como diretor geral de harmonia). Admirado e respeitado por todos, volta para escrever um novo e lindo capítulo com a gente, não só como Diretor de Carnaval, mas também liderando nossa Comissão de Harmonia.
🔵Elisa Fernandes está de volta! Chegou à Portela aos 17 anos, é afilhada musical do Mestre Monarco. Atuou por 10 anos na nossa escola, na diretoria de alegorias, ajudando a construir grandes desfiles. Após um grande trabalho na coirmã Unidos da Tijuca no Carnaval 2026, retorna à sua casa para seguir fazendo história.
🔵Camarão Netto, nascido e criado em território portelense, construiu sua identidade aqui. Já foi ritmista, diretor da ala de compositores e, a convite do eterno Monarco, passou a integrar como membro mais jovem da Velha Guarda Show. Nos últimos anos, aprofundou sua experiência nas Séries Ouro e Prata como diretor de carnaval, ampliando sua visão em concepção e planejamento.
Essa é a Portela.
Uma escola feita por portelenses. Planejada por portelenses.
Sejam muito bem-vindos!
Aqui é a casa de vocês.🦅
Vamos juntos, rumo à 23ª estrela.🤩”










