A FNT Telecomunicações, empresa conceituada no mercado há mais de uma década, contou ao CARNAVALESCO como foi conectar a Marquês de Sapucaí para o Carnaval de 2026. Com vasta experiência no segmento de conectividade, a empresa é especializada em fibra óptica, consultorias em estrutura de rede, transporte de dados, redes corporativas e links de conexões exclusivas de alta performance para grandes eventos. Todo o serviço baseado no uso de internet no Sambódromo foi de responsabilidade da FNT.

Com o fim dos carros de som, a passarela ganhou alta performance e tecnologia avançada para a sonoridade da avenida, contando com cabeamento de mais de quinze quilômetros de fibra óptica e mais de duzentos e cinquenta access points, ou pontos de acesso, equipamentos usados para prover wi-fi ao público.
Toda a conexão de internet dos camarotes e frisas foi de responsabilidade da empresa e, para o ano de 2027, a rede chegará às arquibancadas, conta Carlos Alberto, sócio da FNT.
“Tivemos wi-fi grátis para as frisas e, no ano que vem, será o ponto máximo da coroação disso tudo. Vamos colocar wi-fi gratuito para toda a arquibancada, com cerca de oitenta e cinco mil pessoas conectadas”, promete Carlos Alberto, diretor administrativo.

A área de segurança, com câmeras de reconhecimento facial, iluminação e transmissão dos telões, também contou, em 2026, com conexão de rede instalada pela FNT, além dos pontos de venda, como bebidas e alimentos. Foram mais de 40 mil pessoas conectadas ao longo de três dias de espetáculo.
Além da Sapucaí, a Estácio de Sá, primeira escola de samba do Brasil, foi a primeira a instalar wi-fi gratuito para seu público. O projeto piloto aconteceu em 2024, em parceria com a direção da escola. O presidente da Estácio de Sá, Edson Marinho, disse estar muito satisfeito com a implementação. Já em 2025, foi a vez da quadra do Salgueiro, e a proposta é estender esse projeto para o maior número de quadras de escolas de samba possível, tanto no Grupo Especial quanto no Grupo de Acesso.

“É um projeto do qual a FNT tem muito orgulho de participar, levando internet para o público das quadras e dos eventos. É um projeto inédito no Brasil”, garantiu Victor Chamarelli, gerente executivo da empresa.










