A União de Maricá é a grande campeã da Série Ouro do Carnaval 2026. Doze anos após sua fundação, a agremiação chegará ao Grupo Especial e vai disputar a elite do samba carioca em 2027. A vitória veio com roteiro dramático. A escola perdeu dois décimos por estourar o tempo regulamentar, antes do início da apuração, mas conseguiu reverter a desvantagem com notas máximas em enredo e samba-enredo, quesitos decisivos para a conquista do título.

marica campea26
Foto: Marcos Marinho/CARNAVALESCO

Em entrevista coletiva, o presidente da escola, Matheus Santos, resumiu o sentimento: “É muita felicidade, trabalho de um ano inteiro, a maioria do meu elenco com jornada dupla, mas conseguimos nos antecipar e fazer um belíssimo carnaval”.

Problemas na avenida e tensão até o fim

A conquista foi construída sob pressão. A última alegoria da escola atravessou a Marquês de Sapucaí com problemas técnicos: passou apagada do primeiro ao último módulo de julgamento e enfrentou dificuldades para cruzar a pista, o que provocou o estouro de dois minutos no tempo oficial. Na dispersão, o mesmo carro alegórico colidiu contra a grade da frisa do setor 12, deixando quatro pessoas feridas.Mesmo diante dos contratempos, a escola manteve competitividade nas notas.

“A gente teve problemas no carro, já entramos sabendo que iríamos ser penalizados, mas conseguimos reverter essas notas em enredo e samba-enredo, que foram a nossa virada de chave para conseguir o campeonato. Foi uma vitória muito dura, questão de décimos. Sempre acreditei no campeonato da Maricá, até porque é o nosso trabalho… se eu não acreditar, quem vai acreditar na minha comunidade?”, declarou.

Dobradinhas e manutenção da equipe

Olhando para 2027, a chegada ao Grupo Especial também passa pela permanência de nomes estratégicos que atuam simultaneamente em escolas do Grupo Especial.

O carnavalesco Leandro Vieira, atualmente na Imperatriz Leopoldinense, é tratado como peça central do projeto. O diretor de carnaval Wilsinho Alves, que também atua no Acadêmicos do Salgueiro, integra o núcleo estratégico. Já o intérprete Zé Paulo Sierra, voz também da Portela, tem contrato com a Maricá até 2027.

Matheus não esconde a prioridade em manter o time campeão: “Leandro é um irmão, o nosso camisa 10. Ele também está na Imperatriz. Acho que temos que buscar os melhores, aqueles que conseguiram conquistar o nosso título. Não vamos medir esforços para isso”.

O acesso coloca a União de Maricá diante do maior desafio de sua história recente: permanecer na elite do carnaval carioca. Em 2027, a escola disputará espaço entre as gigantes e precisará provar que chegou para ficar.