Trazendo o carnaval de Recife para a Sapucaí, a ala ‘Festejos Populares’ representou as manifestações culturais pernambucanas no desfile da Grande Rio. A escola celebrou o movimento Manguebeat, encabeçado por Chico Science na última noite de desfiles do Grupo Especial.

Criando um espelhamento de Recife com Caxias, a ala homenageou o galo da madrugada com estandartes em punho e nas cores da fantasia clássica de palhaço. Mesclando o espírito festivo característico do brasileiro a cultura regional, a ala expõe a natureza festiva dos brasileiros.

stephaniegranderio

“O principal povo que sabe festejar é o brasileiro. Essa ala representa muito bem, pois o Brasil é isso!”, declarou Stephanie Calado, componente da ala.

O galo da madrugada é a celebração carnavalesca mais conhecida do estado, e detém o Recorde Mundial de maior bloco carnavalesco do mundo desde 2010. A festa evoca carnavais antigos e enche as ruas do centro histórico de Recife com programação de blocos e o tradicional frevo. E o carnaval, como o maior palco de manifestações culturais do país, dá lugar a narrativas que complementam a folia.

“Eu acho que o Carnaval consegue trazer qualquer tipo de cultura, ele consegue representar, ele consegue trazer história, então eu acho que consegue representar qualquer tipo de manifestação que tem, e da melhor forma, que é festejando”, afirmou.

Em adição, Stephanie ressalta o valor da multipilicidade cultural do Brasil, e que deve ser inserido e valorizado no carnaval do Rio de Janeiro

“O Brasil é multi cultura, tem todo tipo de cultura, então tem que ser trazido para qualquer tipo de festa. E o Carnaval é o maior espetáculo do mundo, não tem como não trazer essa representação para a Sapucaí”, afirmou.

Com a temática inovadora do carnaval da Grande Rio, o folião Alexandre Ferreira, componente da ala, destacou a importância de dar protagonismo a narrativas fora do eixo Sudeste.

“Acho porque a gente não pode só ver só o nosso espaço, como só a Grande Rio, só o Rio de Janeiro. Também tem que falar também das outras, e eu acho interessante isso”, declarou.