Paraíso do Tuiuti, Vila Isabel, Grande Rio e Salgueiro foram as agremiações que passaram pela Marquês de Sapucaí nesta terça-feira de carnaval. As apresentações tiveram como destaque a ancestralidade caribenha e brasileira, celebração da cultura do mangue e homenagens a ícones do carnaval. Os espectadores se contagiaram com os desfiles e se mantiveram ligados aos detalhes e desempenho de cada escola.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Paraíso do Tuiuti

Paraíso do Tuiuti 2026 apresentou o enredo Lonã Ifá Lukumi sobre a resistência da tradição iorubá em Cuba e a força do oráculo de Ifá na Sapucaí.

tuiuti desfile 2026 39

No meio da arquibancada, o Paraíso do Tuiuti dividiu opiniões entre emoção e análise técnica, mas saiu da Avenida com forte repercussão popular no primeiro dia de desfiles.

Torcedor da Grande Rio, Anderson Alberto, 35 anos, ajudante de pedreiro, fez questão de reconhecer o impacto da escola no setor 1.

tuiuti desfile 2026 40

“Um espetáculo as alegorias, as fantasias e o samba rendeu muito no setor 1, incrível como todos cantaram e pularam vibrando pela escola. Tuiuti impressionou, mas infelizmente a escola teve problemas técnicos com os carros e não sabemos como os jurados vão avaliar isso”, afirmou.

Já João de Souza Pinto, 50 anos, faxineiro, acompanhou pela terceira vez o desfile da azul e amarelo e destacou a força do enredo como ferramenta de aprendizado.

“A Tuiuti chegou arrepiando a todos, era impossível conter a emoção com a história apresentada pela escola. A cada ano, eu, homem de pele branca, aprendo cada vez mais com a escola as histórias do povo negro que não são contadas na escola e nem apresentadas a sociedade. O carnaval é história, é cultura, é samba e macumba”, celebrou.

Vila Isabel

Homenageando Heitor dos Prazeres, a Vila Isabel encantou os espectadores com sua riqueza de detalhes nas alegorias e todo legado que carrega. A escola celebrou o resgate da fundação do samba, da ancestralidade negra e de Tia Ciata, que abriu portas para de sua casa para a espiritualidade e musicalidade, e teve um papel fundamental na espiritualidade de Heitor, por ter sido sua mãe de santo.

vila isabel desfile 2026 44

Arthur Batista, ator e músico de 15 anos, torcedor da Grande Rio, assistiu ao desfile da Vila e afirmou que o destaque da agremiação foi as alegorias, que estavam bem feitas, grandes e ricas nos detalhes.

arthurbatista

“Eu achei um desfile muito potente, muito bonito. Eles contaram a história do samba, sobre a Tia Ciata e como era tudo lá nos anos 30. Eu, pessoalmente, sou da Grande Rio, mas eu achei um desfile muito bonito esse da Vila Isabel. Muito colorido, muito bem feito, muito bem cantado, a torcida… eu fiquei muito impressionado, principalmente com as bandeiras, que estavam parecendo até de time de time de futebol. Eu achei o desfile muito bonito”, afirmou Arthur.

Edneia Nascimento, secretária de 56 anos, se encantou com a comissão de frente e sua evolução com auxílio do tripé.

edineia povofala

“Achei o desfile muito interessante, pessoal com muita energia, as fantasias estavam belíssimas, os carros, foi muito bonito. Adorei”, declarou Edneia.

Grande Rio

A Acadêmicos do Grande Rio levou para a Sapucaí 2026 o enredo “A Nação do Mangue”, uma homenagem a Pernambuco e ao movimento Manguebeat, surgido em Recife nos anos 1990. O samba celebrou a resistência periférica, o caranguejo como símbolo e a força dos tambores, citando figuras como Chico Science, com composição de Ailson Picanço e outros.

grande rio desfile 2026 11

A comissão de frente da Acadêmicos do Grande Rio conquistou o público e se tornou, para muitos, o grande momento do desfile. Com caranguejos cenográficos, movimentos coreografados e uma troca de figurinos que surpreendeu quem estava atento aos detalhes, o segmento abriu o cortejo com impacto visual e arrancou reações entusiasmadas na Sapucaí.

grande rio desfile 2026 06

A auxiliar, Joyce Silva Cruz Braga Nunes, de 45 anos, acompanhou a apresentação da escola e avaliou que a Grande Rio saiu forte na disputa pelo título. Afirmou que adorou o desfile e demonstrou confiança no resultado.

“Eu achei que a escola veio com muita força e tem grandes chances de ganhar. Agora é torcer, porque foi um espetáculo”, disse. Questionada sobre o que mais a impressionou, Joyce destacou a comissão de frente. “Aqueles três caranguejos chamaram muita atenção. E quando eles subiram e trocaram de roupa, ficou ainda mais interessante. Foi um efeito muito bonito de ver”, contou.

A copeira, Ana Valente, de 40 anos, também se encantou com a apresentação. “As musas estavam lindas, tudo muito bem apresentado”, comentou. No entanto, assim como Joyce, Ana fez questão de ressaltar a comissão de frente e a ala das baianas. “A ala das baianas estava linda demais, mas a comissão de frente arrasou. Aqueles caranguejos foram o grande destaque para mim”, afirmou.

Salgueiro

Salgueiro encerrou a última noite de desfiles apostando no enredo “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau”, celebrando a trajetória da carnavalesca Rosa Magalhães. O público se maravilhou com o desempenho da agremiação.

salgueiro desfile 2026 45

O consultor cirúrgico, Lucas Maciel, de 27 anos e salgueirense de coração, se sentiu satisfeito com o desempenho da agremiação. Para ele, as fantasias e o canto dos componentes foram os destaques da noite e os maiores responsáveis por dar energia aos que estavam assistindo o desfile.

lucasmaciel povofala

“Salgueiro é incrível. Todo ano traz uma representatividade pra gente e esse ano, com toda certeza, não deixou a desejar. Eu tô muito feliz de ter participado, de compartilhar esse momento com a escola e eu tô indo embora satisfeito, muito feliz”, afirmou Lucas.

Ana Beatriz de Andrade, médica de 23 anos, se surpreendeu com o desempenho da agremiação. Para ela, o destaque da noite foi as alegorias, por apresentarem uma estética diferente dos outros anos.

anabeatriz povofala

“Achei lindo, um desfile muito emocionante, com várias expectativas diferentes, muita coisa diferente, muito legal”, afirmou Ana.

Na Sapucaí, o julgamento oficial acontece nas cabines. Mas o veredito emocional nasce nas arquibancadas. E se depender da reação do público, o carnaval na Marquês de Sapucaí finalizou em nível máximo de intensidade, agora é aguardar a apuração para ter a campeã do carnaval 2026.