Primeira agremiação a desfilar na noite desta terça-feira, o Paraíso do Tuiuti apresentou no carro abre-alas “Ilé Ifé” a origem do conhecimento sagrado de Ifá, conduzido por Orunmila aos primeiros homens na cidade primordial de Ifé. Com cinco elefantes e dois carros acoplados formando um conjunto monumental em branco e prata, a alegoria abriu o desfile do Carnaval 2026, que tem como samba-enredo “Lonã Ifá Lukumi” como um manifesto visual sobre ancestralidade, sabedoria e destino.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

FOTO: Ana Júlia Agra/CARNAVALESCO
As cores vibracionais remetem à família Funfun, ligada aos orixás primordiais criados por Olodumare, e destacam Orunmila como aquele que testemunhou a Criação. No elefante central, a representação do orixá surge como mestre do conhecimento, ensinando Akodá e Ashedá, sacerdotes que simbolizam a transmissão e a compreensão do saber. Sentados sobre a até, diante do Oponifá, eles recebem os fundamentos que dariam origem aos babalawos, os “pais do segredo”, responsáveis por interpretar os desígnios do oráculo.
À frente, a escultura de Orunmila-Ifá, como um babalawo diante de seu Oponifá, segura o Opelê e o Irukerê, instrumentos sagrados da consulta oracular. O grande Oponifá girando no centro da alegoria remete ao universo e ao tempo, irradiando a luz do conhecimento. Já na segunda parte do conjunto, a “barca” dos primeiros iniciados deixa Ifé para espalhar o Ifá pelo mundo, enquanto a água, elemento essencial nos rituais, surge como metáfora da fluidez da vida e da sabedoria que contorna obstáculos.

FOTO: Ana Júlia Agra/CARNAVALESCO
Para Wesley Gomes, administrador, também com uma década de Tuiuti, o impacto vem desde a concepção: “O carro me impressionou, ele é composto por algumas composições que formam toda a estrutura. Pelo trabalho que eu tenho acompanhado desde o ensaio técnico, toda proposta, essa inovação do nosso intérprete Pixulé, cantando o samba a capela para que todo mundo possa aprender o samba, isso é um diferencial e tenho certeza que vamos arrasar”, disse. Ele ainda ressaltou que o impacto visual se consolidou como marca da escola nos últimos carnavais.

FOTO: Ana Júlia Agra/CARNAVALESCO
Leonardo Tojeiro, técnico de enfermagem que desfila há três anos, contou que a dimensão do abre-alas surpreendeu até quem acompanhou os preparativos. “O carro está lindo, a cor, os espelhos, a nossa ala vem coreografada, chama bastante atenção. Não imaginava que o carro seria tão grande e iluminado. Tuiuti está investindo bastante, em um momento de crescimento. Ela se tornou uma das grandes e a gente vem para brigar por esse título”, avaliou.

FOTO: Ana Júlia Agra/CARNAVALESCO
Também integrante da ala, Vinicius Silva reforçou a percepção de grandiosidade e cuidado nos detalhes: “A riqueza de detalhes do carro, a grandeza dele me impactaram muito. Estamos vindo com garra, com muita vontade de ganhar, vai ser impactante para o público. O Tuiuti vem crescendo, querendo conquistar. Estamos atrás dessa tão sonhada vitória, a cada ano o cuidado, os detalhes aumentam, para que a gente tenha mais empenho na Avenida”, concluiu.










