Embalado pelo verso “Muda essa história, Tijuca”, o samba-enredo da Unidos da Tijuca representa o momento de reconstrução da escola. Fora do Desfile das Campeãs desde 2016, a agremiação do Borel se inspirou na força da trajetória de Carolina Maria de Jesus, homenageada pelo enredo esse ano, para virar a chave da própria história. Para isso acontecer, a escola conta com Lucinha Nobre, que formam o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira com Matheus Miranda.

tijuca desfile 2026 43

 

“Queria dedicar esse desfile para minha mãe que é uma Carolina de Jesus, filha de outra Carolina, e para o meu filho. A gente veio contar nossa história, falar da nossa verdade, luta e conquistas. Eu vim para uma conquista muito grande que é ajudar a Tijuca a mudar essa história”, disse Lucinha em entrevista ao CARNAVALESCO. 

tijuca desfile 2026 13

Comandada pelas coreógrafas Coreógrafos Ariadne Lax e Bruna Lopes, a comissa de frente Ilintitulada “Prólogo — Carolina Maria de Jesus”, cumpriu com precisão a função de abrir as chaves de leitura do desfile. O público compreendeu a mensagem, e a comissão entregou teatralidade sem excessos, com narrativa direta e impacto emocional.

tijuca desfile 2026 03

“Foi mágico, potente. É uma honra poder contar na avenida e dar reconhecimento da academia do samba para a Carolina já que ela não foi reconhecida pela Academia de Letras”, disseram as coreógrafas.

 

tijuca desfile 2026 05

A parceria entre a bateria e o carro de som também foi perceptível e de grande ganho para o desfile da Tijuca. A bateria de Casagrande apresentou andamento pulsante e cadenciado, sustentando o canto da comunidade. O intérprete Marquinho Art’Samba conduziu o carro de som com segurança, valorizando a poesia da obra e mantendo a escola conectada.

tijuca desfile 2026 01

 

“Foi uma sintonia desde o início com a bateria e o Casão. O resultado foi esse lindo desfile”, disse Marquinho.

tijuca desfile 2026 04

 

“Quando o Marquinho chegou na Tijuca eu falei pra ele: “Fica tranquilo. Você é o cantor que a gente tava precisando”. Ele canta e a gente toca. Foi maravilhoso”, complementou Casão.