Um ótimo desfile da bateria “Medalha de Ouro” da Estácio de Sá, sob o comando de mestre Chuvisco. Um ritmo estaciano clássico foi apresentado, com suas marcações pesadas, caixas com a típica levada de partido alto, além da pressão sonora impactando positivamente as bossas.

estacio desfile 2026 20

Na cabeça da bateria da Estácio, uma exímia ala de chocalhos tocou interligada a um naipe de tamborins de nítida qualidade coletiva. Sensacional a mistura bem feita dos toques de 3 por 1 e de 2 por 1 no ressonante carreteiro dos tamborins da Estácio, dando brilho musical a sonoridade da parte da frente do ritmo da escola do morro do São Carlos. Uma ala de cuícas ressonante e um naipe de agogôs com virtude sonora auxiliaram no preenchimento da sonoridade das peças leves.

Na parte de trás do ritmo estaciano, uma afinação potente e pesada de surdos foi notada, tudo dentro da tradição musical do Velho Estácio. Marcadores de primeira e de segunda foram vigorosos e seguros. Surdos de terceira com balanço irrepreensível complementaram o trabalho de grande qualidade envolvendo os graves. Repiques de alta técnica tocaram junto de um fabuloso naipe de caixas de guerra, com sua clássica batida com levada de partido alto, tocada em cima. Na primeira fila da cozinha do Leão, uma fileira de atabaques ajudou de forma luxuosa em bossas, além de dar molho ao ritmo.

Bossas que se pautavam pelas nuances melódicas do lindo samba estaciano foram exibidas com precisão. Todas contendo pressão sonora, influenciada pela afinação pesada tradicional, dando impacto musical nos arranjos. Destaque para a musicalidade da bossa do refrão do meio, com alta exigência musical de tamborins, surdos de terceira e das caixas, mas sempre bem realizada. Outro momento bastante aplaudido foi a bossa do refrão principal, onde antes mesmo do arranjo a “Medalha de Ouro” se abaixou, garantindo boa interação popular. Um conceito criativo bem vinculado ao enredo de vertente africana da escola.

Uma ótima apresentação da bateria “Medalha de Ouro”, dirigida por mestre Chuvisco. Uma conjunção sonora impactante e poderosa foi exibida, junto de bossas que foram bem recebidas por júri e pela plateia. Uma boa apresentação foi realizada na primeira cabine, mas poderia ter sido melhor se a harmonia da escola tivesse contribuído para a bateria da Estácio parar em frente ao módulo e não com o rabo do ritmo voltado para ele. Já no segundo módulo, a exibição foi ainda melhor, arrancando aplausos de julgadores e do público. Mesmo com tempo de desfile apertado, uma grande exibição foi realizada no último módulo (duplo), causando ovação popular e aplausos dos jurados, evidenciando o grande trabalho da bateria da Estácio de Sá no Carnaval 2026.