Os Gaviões da Fiel atravessaram o Sambódromo do Anhembi, no último sábado, em desfile válido pelo Grupo Especial do Carnaval de São Paulo em 2026. Quarta escola a cruzar a Passarela do Samba, a apresentação foi marcada pela facilidade de leitura do enredo e desempenho de alto nível do samba no cortejo, encerrado após 63 minutos na Avenida. A Fiel Torcida desfilou com o enredo “Vozes ancestrais para um novo amanhã”, assinado pelos carnavalescos Júlio Poloni e Rayner Pereira.

gavioesdafiel desfile26 6

A agremiação alvinegra entrou na Avenida otimista com os bons resultados dos últimos dois anos. Não à toa, sua torcida apaixonada lotou o Sambódromo e cantou com a escola do início ao fim do desfile. O conjunto da obra da escola foi bem satisfatório, apesar de alguns deslizes ocorridos com as alegorias. Se há uma expectativa pelo tão sonhado pentacampeonato, cabe aos jurados definirem isso, mas certamente foi um desempenho para os Gaviões sonharem com mais um excelente resultado.

COMISSÃO DE FRENTE

Coreografada por Helena Figueira, a Comissão de Frente dos Gaviões representou na Avenida “O Transe de Yakoana”. De acordo com a tradição Yanomami, trata-se de um ritual xamânico que permite a eles se comunicarem com os espíritos da floresta, conhecidos como Xapiris.

gavioesdafiel desfile26 17

O quesito retratou um período conhecido como “tempo do sonho”, referente à época anterior da invasão da floresta, desde a sua criação. A Voz Ancestral se personifica em um xamã, que imerge no transe de yakoana. A apresentação foi imersiva, e a representação do momento em que o yakoana é aceso se dá no momento em que componentes sobem no topo dos quatro tripés que acompanharam os dançarinos. Uma abertura de desfile boa para preparar o público para os elementos que viriam a seguir.

gavioesdafiel desfile26 16

MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA

Wagner Lima e Carolline Barros desfilaram pelo segundo ano como primeiro casal dos Gaviões da Fiel. Este ano, a dupla dançou com fantasias representando “A visão de Omama, Thueyoma e as Serenas”, e veio acompanhada de um grupo de guardiões. A dança do casal ocorreu dentro da proposta do enredo, com coreografia marcada dentro da temática proposta. Os balizamentos foram cumpridos com elegância e destreza, fazendo do quesito um ponto positivo dentro do desfile da escola.

gavioesdafiel desfile26 13

ENREDO

“Vozes ancestrais para um novo amanhã” trata-se de um manifesto indigenista que ecoa e enaltece a história, as vozes e os saberes dos povos originários. A Fiel Torcida convidou o público à descolonização do pensamento e à valorização das culturas indígenas, especialmente no contexto das mazelas climáticas e ambientais dos tempos atuais.

gavioesdafiel desfile26 14

Os quesitos apresentaram diferentes momentos históricos, iniciando no período pré-invasão europeia. O setor que abordou o período do Brasil Colonial referenciou os males trazidos de além-mar, como as doenças, queimadas e a matança da vida selvagem e dos povos originários, mostrando as lutas que perduram até os dias de hoje por reparação histórica e direito de simplesmente existirem. O desfile se encerrou com o anseio por um novo amanhã, onde o país passa a entender suas verdadeiras raízes e se volta aos saberes indígenas, para construir um futuro a partir deles, retomando a época em que essas terras eram conhecidas como Pindorama.

Na Avenida, a narrativa funcionou adequadamente, aliada à facilidade de leitura dos elementos visuais apresentados pela Fiel Torcida. É mais um dos quesitos seguros da escola para a apuração.

FANTASIAS

O conjunto de fantasias dos Gaviões da Fiel, por todos os elementos de pista que desfilaram, teve papel fundamental na narrativa do enredo. Percebeu-se com clareza a representação das diferentes passagens da narrativa, e a forma como alas e casais de mestre-sala e porta-bandeira se comunicaram foi com muito zelo.

gavioesdafiel desfile26 26

O quesito precisa apresentar bom acabamento, facilidade de leitura e cooperar para que os desfilantes brinquem o Carnaval, e nesse aspecto as fantasias dos Gaviões cumpriram bem o seu papel. Não foram observadas falhas que possam comprometer a avaliação da escola, o que pode ser positivo no momento da apuração.

ALEGORIAS

Os Gaviões desfilaram com um conjunto formado por quatro carros alegóricos e um tripé. São eles: o tripé que acompanhou a ala “A Visão dos Ancestrais”, representando os espíritos vislumbrados durante o ritual de yakoana. O Abre-alas, “A Visão do Templo dos Sonhos”, trouxe uma percepção geral dos elementos apresentados na primeira parte do desfile, com a visão que o Xamã, apresentado na Comissão de Frente, teve após imergir no transe de yakoana. O Carro 2, “O Tempo da Estrada”, representou a destruição provocada pelos invasores europeus, arruinando aquele mundo de sonhos. O Carro 3, “Guerra ao Xawara”, ilustrou o enfrentamento mítico de indígenas contra a criatura bestial Xawara. Por fim, o Carro 4 retratou “O Brasil Guajupiá”, que é o anseio da transformação do país na chamada ‘terra sem males’.

gavioesdafiel desfile26 22

Dentro da proposta, as alegorias contribuíram como grandes representações dos elementos inicialmente abordados pelas fantasias, fazendo do conjunto visual da Fiel Torcida uma narrativa didática e impactante, em especial pela boa plástica geral. Mas alguns problemas foram observados quando os carros passaram pelo penúltimo módulo de julgamento, como a iluminação e os efeitos de água do eixo central do Abre-alas, que estavam apagados, e algumas inconsistências de acabamento percebidas na estrutura que sustenta a escultura do gavião, além da iluminação de uma das caveiras do Carro 2. Algumas perdas de décimos podem ocorrer no quesito.

HARMONIA

A Fiel Torcida representou bem o seu pavilhão na Avenida. O canto da comunidade foi valente e vigoroso ao longo de todo o desfile, mantendo o andamento do quesito em elevado nível e convidando o público a cantar junto. É um quesito em que a escola pode se dar muito bem no dia da apuração.

gavioesdafiel desfile26 27

EVOLUÇÃO

Tecnicamente, os Gaviões tiveram um bom desempenho. A evolução teve andamento adequado para o tamanho do contingente levado para a Avenida, e o recuo da bateria foi bem fechado pela ala seguinte. Houve algumas leves oscilações diante do módulo três, mas no restante da Avenida tudo pareceu transcorrer bem.

gavioesdafiel desfile26 25

SAMBA-ENREDO

O samba dos Gaviões para o Carnaval de 2026 foi assinado por Renato do Pandeiro, Rica Leite, Luciano Rosa, Cacá, Vini, Beto Cabeça, Don Souza, Portuga, Alves, Willian Tadeu e Biro. Na Avenida, a obra foi defendida pelo carro de som comandado pelo histórico intérprete Ernesto Teixeira, com mais de 40 anos de Avenida, todos defendendo a Fiel Torcida.

gavioesdafiel desfile26 33

O samba-enredo da escola foi muito elogiado desde seu anúncio, mas a primeira versão divulgada pela escola tinha uma interpretação deveras elevada, que gerou algumas preocupações. Mas desde o lançamento do CD oficial, percebeu-se uma mudança de tonalidade que o tornou mais cadenciado e encaixou perfeitamente no andamento do carro de som.

Na Avenida, os cantores da Fiel Torcida conseguiram conduzir bem a obra, e a facilidade de captação da letra permitiu aos desfilantes cantarem o samba com clareza. As expectativas pela nota máxima são boas para o dia da apuração.

OUTROS DESTAQUES

gavioesdafiel desfile26 4

Sabrina Sato reinou imponente à frente da bateria “Ritimão”, comandada por mestre Ciro. Os ritmistas da escola reproduziram bossas de boa qualidade, e realizaram alguns apagões pontuais respondidos com vigor pela comunidade. A execução do recuo foi bem-feita, com a corte cumprindo bem o seu papel nesse momento importante.