Abrir a noite na Sapucaí é assumir o peso da primeira impressão. A Botafogo Samba Clube, em seu segundo ano na Avenida, encarou a responsabilidade com um desfile plasticamente exuberante e uma comissão de frente surpreendente. Com o enredo “O Brasil que floresceu em arte”, de autoria dos carnavalescos Raphael Torres e Alexandre Rangel, a escola alvinegra apresentou uma homenagem ao paisagista, autor da clássica calçada da Avenida Atlântica, em Copacabana.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

botafogo desfile 2026 15
Fotos: Allan Duffes/CARNAVALESCO

COMISSÃO DE FRENTE

A comissão de frente, intitulada “A arte que nasce da terra”, coreografada por João Pedro, contou com 15 componentes, vestidos de jardineiros, guardiões do bioma e um pivô representando Roberto Burle Marx. A comissão vestia figurinos predominantemente verdes, exceto o pivô.

A dança foi muito bem executada nos três módulos. O tripé, intitulado “Jardim do Mundo”, representou um jardim que se abria simbolicamente ao mundo, fazendo referência à projeção internacional da obra de Roberto Burle Marx e à valorização da flora brasileira em seus projetos. A bromélia no topo do tripé se abria, e um globo terrestre ganhava destaque.

botafogo desfile 2026 02

No primeiro módulo, um guardião do bioma deixou o chapéu cair, pequeno deslize que não comprometeu a leitura da coreografia, mas pode ser observado com rigor pela cabine. Nos demais módulos, a comissão passou sem nenhuma adversidade.

Em suma, foi uma apresentação segura, coesa e visualmente impactante. Era notável o empenho no figurino, na coreografia e na elaboração do tripé.

MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA

Com a fantasia chamada “Arte abstrata de Burle Marx”, o casal Diego Moreira e Beatriz de Paula teve uma dança ousada, mas algumas intercorrências podem comprometer a pontuação.

Com uma belíssima fantasia preta, mas muito colorida, brilhante e bem-feita, Diego representou o pintor, simbolizando Roberto Burle Marx e sua produção abstrata. Sua indumentária fez referência à formação europeia do artista e ao diálogo estético que influenciou sua trajetória inicial. Beatriz também representou a arte abstrata presente na obra do homenageado. Sua fantasia apresentou cores e formas inspiradas nas experimentações visuais desenvolvidas pelo artista ao longo de sua carreira.

botafogo desfile 2026 05

No primeiro módulo, ambos apresentavam leve nervosismo, que logo foi dissipado. Passaram pelo segundo módulo sem problema algum, executando com maestria a dança.

No terceiro módulo, além da espera causada pela saída tardia da comissão de frente, o vento interferiu diretamente na apresentação. Mesmo com o pavilhão molhado para dar peso ao tecido, a bandeira acabou enrolando, um erro visível que pode impactar a avaliação técnica do casal.

ENREDO

A Botafogo Samba Clube apresentou na avenida o enredo “O Brasil que floresceu em arte”, em homenagem a Roberto Burle Marx, artista reconhecido por transformar o paisagismo em expressão estética e identidade nacional. Formado no ambiente modernista, iniciou sua trajetória na pintura, desenvolvendo traços e composições que já evidenciavam referências tropicais. Ao se distanciar de padrões europeus, consolidou uma linguagem própria, marcada por curvas, geometrias e pela valorização da vegetação nativa.

botafogo desfile 2026 08

Dividida em quatro setores, a narrativa percorreu a transição do pintor ao paisagista, do suporte da tela ao espaço do jardim. Em expedições realizadas por biomas como Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa, o artista pesquisou espécies nativas e ampliou seu uso em projetos paisagísticos. Seus trabalhos passaram a integrar arte, ciência e preservação ambiental, antecipando debates que posteriormente ganhariam maior projeção pública.

botafogo desfile 2026 12

Ao abordar sua trajetória, a escola ressaltou a contribuição de Burle Marx para a cultura e para o pensamento ambiental brasileiro.

EVOLUÇÃO

A escola cruzou a linha final com 54 minutos, administrando o tempo no limite. Houve momentos de leve estagnação, especialmente na espera do casal pelo terceiro módulo, mas nada que comprometesse a fluidez geral do cortejo.

ALA 18 BOTAFOGO SAMBA CLUBE
Ala 18 da Botafogo Samba Clube
FOTO: Júnior Azevedo/CARNAVALESCO

Faltou também um pouco de ânimo aos componentes, que pouco evoluíram durante o desfile.

ALEGORIAS E ADEREÇOS

Todas as alegorias da Botafogo apresentaram um apuro estético impressionante. Com acabamento sem nenhuma avaria, a escola desfilou plasticamente impecável.

A primeira alegoria, “O jardim que floresceu no imaginário”, apresentou a consolidação de uma linguagem modernista no paisagismo brasileiro, inspirada na obra de Roberto Burle Marx, com cores intensas e a valorização da flora nacional.

Capa AbreAla Botafogo
Abre-Alas da Botafogo Samba Clube. Foto: Carolina Freitas/CARNAVALESCO

No segundo carro, as iguanas que se movimentavam demonstravam primor visual. A alegoria representou o Brasil descoberto pelo olhar do artista, com as expedições realizadas por Burle Marx pelos diferentes biomas brasileiros, evidenciando a diversidade de formas, cores e texturas que influenciaram sua produção paisagística.

Na última alegoria, um laboratório botânico e artístico retratou o espaço de pesquisa e experimentação mantido pelo artista em sua residência, onde desenvolveu estudos sobre espécies nativas, composições paisagísticas e combinações cromáticas.

FANTASIAS

De mãos dadas com o enredo, as fantasias traduziam a narrativa com muita didática. O IPHAN, o calçadão de Copacabana, as flores, a Unesco etc. são elementos da vida artística de Roberto e estavam refletidos nas fantasias.

botafogo desfile 2026 11

As fantasias dialogaram com o enredo de forma didática e elegante, sem problemas de acabamento ou leitura.

HARMONIA

O grande intérprete Nêgo, em mais uma noite de gala, conduziu o samba com imenso conforto e empenho, fazendo com que a escola cantasse relativamente bem. No entanto, após a passagem pelo terceiro módulo, o canto perdeu intensidade, especialmente nas alas finais. Embora o samba fosse conhecido, faltou vigor para transformar o bom desempenho em imposição sonora.

botafogo desfile 2026 22

Em suma, o canto da comunidade foi bom, mas poderia ser melhor. Eles sabiam o samba e poderiam ter cantado com mais vigor para marcar o território da comunidade na Série Ouro.

SAMBA

O samba-enredo foi assinado por Diego Nicolau, Samir Trindade, Marcelo Adnet, Fabrício Senna, Binho Simões, Maurício da Pizzaria, Gabriel Machado, Gilsinho da Vila, Rodrigo Escócia, Cláudio Emiliano, Edu Botafogo, Liane Harmonia, Denis Moraes, Tange Botafogo, Juca, Laura Romero, Piter Fogoró e Pinóquio do Cavaco.

botafogo desfile 2026 21

A letra é didática e foi a trilha sonora perfeita para o desfile que a escola apresentou na avenida. O refrão “Vamos semear o bem como o Mestre ensinou / Entreguei meu alvinegro pra você encher de cor / O amor floresceu nesse lindo jardim / História que não vai ter fim”, da maneira com a qual o carro de som cantou, cadenciava o andamento do samba e levantava a escola na avenida.

OUTROS DESTAQUES

A ala das crianças, “Guardiã da Biodiversidade”, estava vestida de joaninha, exalando ternura na avenida.

E, destacando novamente, o conjunto alegórico da escola merece todos os louros pelo que apresentou.