Penúltima escola a desfilar na sexta feira de desfiles da Série Ouro, a União da Ilha levou para a Sapucaí o enredo “Viva o hoje! O Amanhã? Fica pra depois”, assinado pelo carnavalesco Marcus Ferreira, sobre a saga intergalática do cometa Halley. Numa brincadeira entre passado e futuro, a agremiação relembrou seu passado glorioso ao remeter a estética do carnaval “O Amanhã”, da Professora Maria Augusta, de 1978.
No último carro, a escola trouxe uma referência estética ao carnaval campeão da Professora, de plástica vintage remetendo a carnavais antigos e tons claros.

Joseli Rocha, torcedora da União da Ilha desde a infância, tendo mesmo se mudado da Ilha do Governador, não abre mão de desfilar na escola. Esse ano, participa da ala que representa o Cometa, no último setor da escola. A componente relembra a genialidade da carnavalesca, falecida em 2025.
“Ela teve grandes carnavais, ela foi uma grande carnavalesca, não só com a União da Ilha, mas com outras escolas também. Era uma pessoa de muita sabedoria, de muita vida. E todos os carnavais dela eram campeões porque ela tinha muito bom gosto, não só na elaboração das fantasias, como em todo o enredo em toda a sequência”, disse.

Já para Micha, membro da Ala dos Compositores, parte da escola há mais de 20 anos, a homenagem vem em tempo oportuno.
“A homenagem chegou em boa hora, com muita justiça. Para a gente que já está há um tempinho nisso, realmente foi uma ideia maravilhosa. E chegou na hora certa, tudo tem sua hora”, compartilhou.

Sanchez Martins, membro da velha guarda, desfila pela União da Ilha do Governador há mais de 20 anos na União da Ilha, seguindo o legado do pai que fazia parte da escola desde os tempos dos desfiles no Cabula. Em um olhar para o futuro da escola, ele deixou a mensagem que o respeito e valorização da escola devem voltar.
“O futuro para a União da Ilha é ser campeã. Que vejam a escola com bons olhos, porque a bandeira pesa muito”, refletiu.

E para Micha, o futuro Insulano deve ser feliz e colhendo os frutos dos meses de ensaio para o desfile do Carnaval 2026.
“Que a escola seja feliz, faça um bom desfile como fizemos nos ensaios de rua. Estamos num processo em que ficamos um tempo em lugares mais altos, e saímos. Mas com força e fé, essa certeza vai voltar ao coração do Insulano”, disse.











