Um desfile muito bom da bateria “Swing Puro” da Acadêmicos de Vigário Geral, dirigida por mestre Luygui. Um ritmo possante foi exibido, graças a uma afinação potente e pesada de surdos. O chapéu demasiado elevado dos ritmistas prejudicou a visão pela pista, dando trabalho extra a diretores de bateria prestativos e antenados. Esse fato fez com que muitos ritmistas desfilassem sem a espontaneidade ideal, já que tinham que se preocupar em visualizar as sinalizações da diretoria.

Na cabeça da bateria “Swing Puro”, uma boa ala de cuícas veio na frente do ritmo. Chocalhos de exímia qualidade tocaram juntos de um naipe de tamborins de virtude musical coletiva impressionante. O belo entrosamento musical entre tamborins e chocalhos foi o maior destaque do belo trabalho envolvendo as peças leves.
Na parte de trás do ritmo da Vigário, uma afinação potente e bastante pesada de surdos foi exibida. Marcadores de primeira e segunda tocaram com firmeza e precisão. Surdos de terceira de inegável qualidade ficaram responsáveis pelo balanço envolvente. Repiques coesos tocaram juntos de um naipe de caixas bem consistente, que auxiliou no ritmo e em bossas, acentuando as levadas com eficiência. Ajudaram também no ótimo preenchimento dos médios, uma ala contendo taróis sólidos.
Bossas possantes se aproveitavam das nuances melódicas do samba da Vigário para consolidar seu ritmo. Tudo com bastante pressão sonora, por causa da pesada e impactante afinação das marcações. É possível dizer que a criação musical levou em conta um conceito contemporâneo para dar vida aos arranjos, diante da complexidade rítmica de alguns, além da dificuldade de execução elevada. Mesmo difíceis, as execuções em módulos ocorreram sem problemas, graças à qualidade técnica acima da média dos ritmistas.
Uma apresentação muito boa e poderosa da bateria “Swing Puro” da Vigário, dirigida por mestre Luygui. Um ritmo com potência sonora dos surdos foi exibido, tudo com uma criação musical de conceito bem contemporâneo. A “Tropa do Amassa” deu seu recado com categoria, realizando boas apresentações no primeiro e no segundo módulo de julgadores. A exibição na última cabine (dupla) foi fabulosa, arrancando aplausos dos julgadores, evidenciando o grande desfile da bateria da Vigário.









