Um desfile sublime da bateria “Guerreiros” da Unidos de Padre Miguel, na estreia de mestre Laion Jorge no Boi Vermelho da Vila Vintém. Um ritmo enxuto, equilibrado e muito bem equalizado foi exibido. Execuções de bossas em módulo foram simplesmente ovacionadas, num desfile que pode ser considerado, sobretudo, energético.

Na cabeça da bateria “Guerreiros”, uma ala de cuícas sólida tocou junto de um bom naipe de agogôs, que executou um desenho rítmico nas nuances da bela obra da escola da Vila Vintém. Uma ala de chocalhos de nítida virtude técnica se exibiu de modo entrelaçado com um naipe de tamborins de imensa qualidade coletiva. O belíssimo casamento musical entre tamborins e chocalhos foi o ponto alto do destacado trabalho envolvendo as peças leves do Boi Vermelho.
Na parte de trás do ritmo da UPM, uma afinação privilegiada de surdos foi percebida. Marcadores de primeira e segunda foram firmes, mas bastante precisos. Surdos de terceira com balanço encantador ajudaram no belo trabalho dos graves. Uma ala de repiques coesa tocou junto de um naipe de caixas espetacular, auxiliando de forma luxuosa no preenchimento musical dos médios.
Bossas profundamente conectadas à melodia do samba, aproveitaram as variações para consolidar seu ritmo. Além de boa musicalidade, os arranjos também exibiram uma consistente pressão sonora, provocada pela potente afinação de surdos. Num arranjo mais dançante, toda a bateria “Guerreiros” se posiciona de um só lado (posterior a cabine), reverenciando júri e público. A bossa em questão foi muito aplaudida, gerando comoção popular sempre que apresentada. Outra paradinha ovacionada era a do estribilho, onde ritmistas movimentavam os braços e depois faziam sinal de flecha, como o samba pede. A retomada era com pressão sonora e recebeu interação popular sempre que exibida.
Uma grande apresentação da bateria “Guerreiros” da UPM, na estreia de mestre Laion no Boi Vermelho. Um ritmo bastante equilibrado e com equalização de timbres bem privilegiada. Após uma exibição muito boa da primeira cabine, a bateria da Unidos seguiu sendo muito aplaudida, agora por todo o júri, numa apresentação energética no segundo módulo. Na última cabine (dupla) de julgadores, mais uma bela apresentação para coroar um belo desfile da bateria “Guerreiros”.









