InícioGrupo EspecialBarracões: Alegria da Zona Sul supera adversidades e prepara desfile para louvar...

Barracões: Alegria da Zona Sul supera adversidades e prepara desfile para louvar a fé e a Umbanda

A Alegria da Zona Sul vai desfilar no Carnaval 2019 da Série A tendo superado diversos obstáculos. O primeiro e principal foi a ausência de um espaço para construir suas alegorias. Após o último carnaval algumas escolas perderam seus barracões na Zona Portuária e a agremiação foi uma das afetadas, não tendo para onde ir com suas alegorias. Há um mês do desfile, a Alegria começou a erguer suas alegorias e a estrutura física da sua nova moradia carnavalesca. O presidente da escola, Marcus Vinícius, ressaltou a garra na produção do desfile de 2019.

“Fizemos quatro alegorias e vamos vir melhor do que muitas escolas que não tiveram nem 10% de todos os problemas que passamos. Conseguimos com muito sacrifício fazer um carnaval digno”, disse.

Perguntado sobre o enredo para este ano “Saravá, Umbanda”, o presidente
da Alegria diz que a fé na religião foi um divisor de águas para encontrar forças
em erguer um desfile que ficará marcado na história da escola.

“O enredo foi primordial para escola, e também culturalmente falando vamos mostrar um pouco da nossa história, logicamente, a nossa fé é o que nos move. Nossos parceiros espirituais estão nos ajudando e interagindo para a gente poder fazer essa homenagem da melhor maneira possível, com muita dignidade, amor, carinho, sacrifício e consideração com a religião”, afirmou.

Na escola há 4 anos, o carnavalesco Marco Antônio Falleiros diz que a ideia inicial para o desfile de 2019 era falar de uma determinada entidade, e após estudar e consultar diversas pessoas sobre a religião o enredo foi trocado por algo que desse mais conteúdo e rendesse mais emoção na Sapucaí.

“Nós íamos fazer um enredo sobre a história dos Pretos Velhos, mas quando fomos pedir a licença para fazê-lo foi pedido para fazer um trabalho com mais história e informações. Foi sugerido falar sobre a religião, não só sobre a entidade e sim sobre a Umbanda em que o mais interessante da própria religião é ela ser totalmente brasileira, misturando o sincretismos religioso a história de todas as guias” declarou.

Entretanto, as dificuldades fizeram o carnavalesco repensar na hora de produzir o desfile de tamanha qualidade plástica e visual. A maior vontade foi mostrar que com os problemas passados a escola teve um novo olhar para por um desfile de ponta na avenida.

“Costumo brincar que este foi o carnaval do jeitinho. O barracão feito em quatro semanas. Foi um ano muito difícil e complicado, além da crise e de ficarmos sem barracão, nós tivemos pouco tempo para tudo sem contar que, saquearam quase todo nosso material do carnaval passado como madeiras, ferros, motores dos carros e pneus, mas conseguimos fazer o carnaval usando bastante criatividade. Apostei em nos materiais mais fáceis e que remetam a religião como renda, flores, palhas, esteiras e espelhos” disse Marco.

Marco Antônio comenta que sua aposta será no início da escola.

“Eu sempre aposto na cabeça do desfile como a comissão de frente e abre-alas, que é composto por imagens sacras e o nosso mentor o Preto Velho. É um carro bem interessante e terá a iluminação como fator principal do abre-alas”.

A Alegria da Zona Sul será a segunda escola a desfilar no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, na sexta-feira, levando o enredo sobre a história da religião Umbanda e fé de seus fiéis que nela exercitam o amor e caridade. Com dois mil componentes e quatro alegorias.

1° setor – ABRINDO NOSSOS TRABALHOS. (Abre-Alas: Congar, altar)

2° setor – CABOCLOS CURANDEIROS E PODER DAS ERVAS. (Carro: Caboclos e poder das ervas)

3° setor – A SORTE, A RUA E A MALANDRAGEM. (Carro: povo de rua, salve a Malandragem)

4° setor – 11º ANOS DE AMOR E CARIDADE. (Carro: Iemanjá, rainha do Mar)

Ficha técnica do barracão:
– Ferreiro: Pedro
– Marceneiro: Beto do Cavaco
– Escultores: Rema, Igor e Mineiro
– Pintura de arte: Rema e Igor
– Iluminação: Kibe
– Decoração: André e Cleberson
– Espelho: Anselmo

- ads-

Enredo da Mancha Verde para o Carnaval 2025 surgiu com o presidente da escola e quer ‘desmistificar’ o profano

A Mancha Verde irá levar para a avenida um enredo cultural e inspirado em um documentário do canal "Futura". O tema é ideia do...

‘Todos os sambistas merecem ser tratados como estrelas’, diz integrante da Liesa, após participação de ritmistas no show da Madonna

Os 20 ritmistas, crianças e adolescentes, que participaram do show da cantora Madonna, na noite do último sábado, na Praia de Copacabana, fizeram história....

Vira, virou! Hora do resgate da Mocidade! Casal Lage emocionado com recepção na quadra: ‘Reiniciar a história’, diz Renato

O casal Renato e Márcia Lage está de volta ao carnaval. Na tarde do último domingo, na Vila Vintém, a dupla foi apresentada oficialmente...