A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) oficializou, nesta sexta-feira, a punição ao Rosas de Ouro – que partirá da apuração com cinco décimos a menos que as coirmãs do Grupo Especial. O motivo do desconto foi o atraso na entrega das pastas técnicas para a instituição – que deveriam ser entregues na Sede da organizadora até 23h59 do dia 09 de fevereiro.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

rosas et2 3

A punição se baseia no Artigo 11º do Regulamento: “Art. 11º – As escolas de samba deverão entregar no dia 09 e 10 de fevereiro de 2026 (segunda-feira – escolas do dia 13/02/2026, terça-feira – escolas do dia 14/02/2026), a partir das 18:00 até às 23:59, na sede administrativa da LIGA, 47 (quarenta e sete) pastas: sendo 45 (quarenta e cinco) para os jurados e suplentes (05 por quesito); e 02 (duas) pastas completas para a Liga (conteúdo idêntico as pastas de quesitos individuais), além de uma versão em formato PDF, em mídia física (Pen Drive)”.

A punição de meio ponto aplicada à Roseira já estava prevista no Regulamento, na Seção IV, no Artigo 18º, Inciso I, Alinea A:

“As escolas de samba perderão 0,5 (meio) ponto na fiscalização, concentração e na pista, durante o seu desfile, a cada infração a seguir relacionada, em que vierem a incorrer: não entregar, nos dias 09 e 10 de fevereiro de 2026 no horário das 18h00 às 23h59 horas, na sede administrativa da LIGA, a documentação prevista no art. 11º”.

Liga-SP explica novo sistema

No comunicado, a organizadora dos desfiles dos três principais grupos do Carnaval paulistano pontua que a situação aconteceu com apenas uma das trinta e uma afiliadas de 2026:

“O Sistema Padroniza foi criado e validado com o auxílio de todas as escolas de samba, para facilitar a padronização e a entrega das pastas técnicas. O desenvolvimento do sistema foi acompanhado, validado, aprovado e testado por representantes de todas as Escolas de Samba filiadas à Liga-SP.

O mesmo sistema foi disponibilizado para todas as Escolas de Samba, dos três grupos, sendo certo que 31 agremiações cumpriram, sem qualquer problema, a entrega de suas pastas”.