Um excelente ensaio técnico da bateria da Grande Rio, comandada por mestre Fafá. Uma conjunção sonora de raro valor foi exibida, graças ao andamento confortável e uma equalização de timbres diferenciada, que propiciou uma ótima fluência entre todos os naipes.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
Na cabeça da bateria da tricolor caxiense, uma ala de cuícas com boa ressonância fez um trabalho sólido, ajudando a marcar o melodioso samba-enredo da agremiação. Um naipe de chocalhos acima da média tocou entrelaçado com uma ala de tamborins de inegável qualidade coletiva. Mesmo com convenção rítmica simples, é possível dizer que o belo casamento musical entre os naipes foi fabuloso, dando brilho sonoro à parte da frente do ritmo. Simplesmente exuberante o balanço irrepreensível do carreteiro dos chocalhos da Grande Rio, evidenciando um trabalho irretocável envolvendo as peças leves. Um naipe de agogôs fabuloso executou um desenho rítmico pontuando a melodia do samba através de suas nuances com eficiência absoluta, contribuindo com a sonoridade da parte da frente do ritmo.

Na cozinha da bateria da Grande Rio, uma boa afinação de surdos auxiliou o trabalho dos marcadores de primeira e segunda, que foram precisos e educados enquanto tocavam. Impressiona a ponderação rítmica, que fazem os surdos da Grande Rio tirar som do instrumento sem dar pancada na peça. O mesmo vale para todos os naipes do miolo do ritmo. Surdos de terceira deram um balanço envolvente consistente a escola de Duque de Caxias. Repiques tocaram de forma reta e se exibindo com coesão. Um naipe de caixas de guerra com bom volume ajudou no preenchimento da sonoridade dos médios com eficiência.
Bossas intimamente vinculadas a melodia do samba da escola, se aproveitavam das nuances para consolidar seu ritmo através das variações. São bossas com boa musicalidade, algumas até se aproveitando das diferenças entre os timbres. As paradinhas foram executadas de modo cirúrgico, contribuindo com um trabalho de evidente limpeza rítmica, seguido por todos os naipes.
Uma apresentação excelente da bateria da Grande Rio, dirigida por mestre Fafá. Um ensaio que, mesmo diante de chuva forte, apresentou trabalhos enxutos em todos os naipes. Com andamento confortável e uma equalização de timbres acima da média, a fluência rítmica de todas as peças pôde ser percebida em qualquer ponto do ritmo caxiense. Uma bateria da Grande Rio completamente preparada para fazer mais um grande desfile, em busca da pontuação máxima.









