No último ensaio técnico do Grupo Especial, o CARNAVALESCO acompanhou de perto a emoção dos componentes ao entoar o samba-enredo que homenageia a vida e a obra de Heitor dos Prazeres. Com o enredo “Macumbebê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou África”, a escola vem mostrando força, envolvimento e identidade na preparação para o desfile oficial.

Assinado pelos compositores André Diniz e Evandro Bocão, com participação especial de Arlindinho, o samba-enredo conquistou rapidamente a comunidade e o mundo do samba. A obra transforma a trajetória biográfica de Heitor dos Prazeres em poesia carnavalesca, emocionando componentes e público.

Durante os ensaios realizados na Rua 28 de Setembro, em Vila Isabel, e nos mais recentes testes na Marquês de Sapucaí, a resposta dos componentes tem sido intensa. Em diversos momentos, o canto coletivo atinge seu ápice, ecoando com força e sentimento nas arquibancadas. “A letra é cantada com alma e ancestralidade”, resume o ator Ferreira Nunes, de 33 anos, destacando a conexão emocional dos integrantes com o samba e com a história que será levada para a avenida.

Screenshot 20260209 151946 Gmail
Ferreira Nunes Fotos: Vanessa Vicente

“Eu acredito muito que esse samba tenha algo ancestral, que toca na gente, que nós, enquanto pessoas pretas, nos conectamos. É a primeira vez que estou desfilando na Sapucaí, é um sonho grande da minha vida inteira”, declarou.

O componente Alex de Oliveira falou com emoção sobre a importância do samba-enredo e da homenagem a Heitor dos Prazeres, destacando o significado do enredo para os sambistas e para os torcedores da Vila Isabel. Desfilando pela agremiação há mais de dez anos, ele ressaltou a identificação da comunidade com a história que será levada para a avenida.

Screenshot 20260209 151950 Gmail
Alex Oliveira

“Heitor dos Prazeres está mexendo com a alma do sambista, mexendo com a alma do povo da Vila, mexendo com a alma da comunidade do Macaco. Então está sendo muito importante para a gente representar esse Ogã de uma forma forte, de uma forma verdadeira, entendeu? Com a alma de verdade.”

O enredo tem contagiado o público de diferentes maneiras. O samba desperta vivências, sentimento de pertencimento e memórias afetivas. É o caso do casal Fernando e Sabrina, moradores de Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, que se deslocam semanalmente para acompanhar os ensaios da escola.

Screenshot 20260209 151953 Gmail
Fernando Carvalhal e Sabrina Moreira

Emocionados, eles contam que a homenagem a Heitor dos Prazeres toca de forma ainda mais profunda, já que o nome do artista é o mesmo do filho que perderam há oito anos. Para o casal, a experiência reafirma que o carnaval também é espaço de saudade e acolhimento, capaz de amenizar dores e transformar sentimentos em celebração.

“Na minha opinião, é maravilhoso prestigiar um multiartista como Heitor dos Prazeres, um ícone da cultura carioca. Então, fazer parte disso que a Vila está apresentando, para mim, é até um prazer fazer parte do desfile, celebrando o Heitor dos Prazeres”, relatou Fernando Carvalhal.