Por Maria Estela Costa, Juliane Barbosa, Juliana Henrik, Lucas Santos e Luiz Gustavo

Acadêmicos do Grande Rio encerrou, no último domingo, a temporada de ensaios técnicos. Sua passagem pela avenida foi marcada pelo protagonismo do casal, pela voz marcante de Evandro Malandro e pelo rendimento do samba na comunidade. Mesmo com a chuva sendo um empecilho, a agremiação conseguiu ter um bom controle na evolução, o que fez com que finalizasse o ensaio com 74 minutos, sem nenhuma correria. Para o Carnaval 2026, a agremiação está apostando no enredo “A Nação do Mangue”, idealizado pelos carnavalescos Antônio Gonzaga e Gabriel Haddad, em homenagem ao movimento cultural pernambucano MangueBeat e à sua importância para a resistência cultural em periferias, como na Baixada Fluminense. A Grande Rio será a segunda escola a desfilar na segunda-feira.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

COMISSÃO DE FRENTE

Comandada pelos coreógrafos Hélio e Beth Bejani, a comissão de frente deu início ao ensaio com uma coreografia repleta de referências ao mangue. Inspirada em representar os que vivem a realidade do mangue, os dançarinos usavam uma roupa típica entre os pescadores daquela região: chapéu de palha, calça com cortes de outros tecidos e uma rede de pesca como adereço na parte superior. Exceto pela presença da bailarina que estava com um conjunto de saia e o roxo como cor majoritária, na maquiagem e na roupa, representando a orixá Nanã.

grio et2 2026 5
Fotos: Eduardo Hollanda/Divulgação Rio Carnaval

A todo momento da coreografia, é perceptível que eles representam um grupo: no início, quando chegam marchando e iniciam a coreografia, dançando todos os homens em um círculo, enquanto as mulheres fazem o mesmo dentro da roda; no refrão, quando cantam com mais potência e erguem as mãos em sinal de protesto; e no final, quando fazem, com o corpo, uma espécie de barco e erguem uma das bailarinas, que fica saudando Nanã. Outro passo que chamou atenção foi o de caranguejo, uma referência direta e clara ao assunto homenageado.

MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA

Daniel e Taciana provaram, mais uma vez, sua elegância e excelência no quesito. A dupla tem uma comunicação muito forte, dança com o olhar atento um no outro, além de conseguir unir tradição com inovação de uma maneira fluida. Vale destacar que a chuva aumentou durante o ensaio; no entanto, o casal conseguiu manter sua elegância em todos os módulos. Devido à chuva, o pavilhão ficou mais pesado e, no terceiro módulo, acabou dando uma embolada, mas a situação foi revertida com agilidade pela porta-bandeira. Entre os destaques na coreografia do casal estão: a conexão com a melodia do samba, no verso “Escute, nossa gente vem da lama”, quando eles fazem um movimento com as mãos de escutar e, em seguida, começam a dança abrindo e fechando os braços em sintonia com os próximos versos; os giros da porta-bandeira, que, mesmo com o peso da bandeira molhada, foram executados com excelência.

Taciana tem habilidade nos giros, não demonstrou nenhum incômodo com o peso da bandeira ou com a chuva, o que refletiu em giros com leveza, deixando claro que, com chuva ou sem chuva, ela vai entregar um bom resultado; a forma como Daniel executa suas danças com elegância e criatividade, conseguindo encaixar o leque em um passo tradicional, dançar orbitando a porta-bandeira, tudo isso mantendo a conexão pelo olhar com Taciana. O casal usava uma roupa com cores que se misturam, o dourado e o tom areia, trazendo um toque a mais de elegância aos passos coreografados.

grio et2 2026 4

HARMONIA

Não é novidade que a ala musical da Grande Rio e a bateria, comandada pelo mestre Fafá, fazem uma boa junção, crucial para o rendimento do samba. A voz de Evandro Malandro se expande pela avenida, fazendo com que o público e a comunidade reajam ao samba com empolgação. A bateria tem bossas e paradinhas que combinam com o samba, deixando a canção mais divertida e fácil de compreender; só de observar a bateria, a pessoa consegue acompanhar a letra. A comunidade caxiense estava cantando o samba com potência e teve seu momento de destaque quando o cantor e a bateria pararam a canção e os deixaram cantar sozinhos: a Nação do Mangue toda cantou.

EVOLUÇÃO

A agremiação teve uma boa evolução, e a chuva não atrapalhou em nada. Do início ao fim, a escola passou sem problemas com buracos ou correria no final; pelo contrário, manteve a mesma caminhada do início ao fim. As alas estavam atentas ao enfileiramento e às instruções dos diretores, mas sem deixar de cantar e se divertir com aquele momento. A maioria das alas apresentava um adereço, entre eles o guarda-chuva, comum no frevo, e o cabo de vassoura, que veio representando uma lança.

grio et2 2026 3

Além da porta-bandeira, outro grupo que ficou afetado com o peso da roupa molhada, devido à chuva, foi a ala das baianas, que apresentou dificuldades para realizar giros em sequência, por conta do peso das saias molhadas. Após muitos ensaios, com chuva ou sem chuva, na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, a comunidade se mostrou preparada para a Marquês de Sapucaí, no canto, na coreografia e, claro, na paixão pela agremiação.

SAMBA

O samba tem refrões fáceis de gravar, mas, para além disso, a entonação da voz de Evandro Malandro deixa a obra mais “chiclete”, por ser fácil acompanhar a melodia, da mais calma à mais potente. Além disso, a bateria também tem seu destaque no rendimento; o mestre Fafá conseguiu conectar bem todas as batidas e melodias com o trabalho de entonação que o intérprete faz.

OUTROS DESTAQUES

grio et2 2026 1

A rainha de bateria, Virginia Fonseca, esteve presente no ensaio com uma fantasia de caranguejo, toda trabalhada em pedrarias, dando mais glamour ao look. Além dela, também estiveram presentes as musas, entre elas Jaquelline, fantasiada de antena, fazendo referência ao enredo; Luciene Santtinha, que montou um look com pedrarias nas cores da agremiação; Brunna Gonçalves, que criou uma fantasia inspirada na cultura pernambucana; e Alane, que decidiu montar uma fantasia homenageando os artistas do barracão da escola.

grio et2 2026 2