Faltando nove dias para o desfile oficial da Série Ouro, a Inocentes de Belford Roxo finalizou, nesta quarta-feira, a temporada de ensaios de rua. O ensaio foi marcado pela voz potente de Ito Melodia, bom rendimento da bateria e sintonia entre o casal. No Carnaval 2026, a agremiação levará à Sapucaí o enredo “O sonho de um tal pagode russo nos frevos do meu Pernambuco”, idealizado pelo carnavalesco Edson Pereira, com o intuito de conectar a cultura pernambucana com influências russas. A agremiação será a segunda escola a se apresentar no desfile da Série Ouro, na sexta-feira de carnaval, dia 13 de fevereiro.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

inocentes rua0401 26 3
Fotos: Maria Estela Costa/CARNAVALESCO

“A expectativa é a melhor possível: barracão andando em fase final, fantasias já sendo entregues, a comunidade está feliz, a Inocentes está feliz! Isso que importa. Vamos seguindo e, se Deus quiser, no dia 13 a gente vai fazer um belíssimo desfile e, como diz o samba, rumo à nossa virada”, afirma Julinho Fonseca, diretor de carnaval.

COMISSÃO DE FRENTE

Iniciando o ensaio, a comissão chegou comandada pelos coreógrafos Sérgio Lobato e Patrícia Salgado, com uma dança repleta de referências do frevo, forró e danças comuns na cultura russa. A apresentação se inicia com os homens marchando parados enquanto as mulheres batem palmas, algo comum nas danças de forró.

Outro momento ocorre quando eles pulam em fileiras, além de saltarem enquanto revezam os braços, colocando-os na cintura e na cabeça, e logo após se unem a essas fileiras, relacionando com as danças russas. Há ainda o passo em que pulam de um lado para o outro em sincronia com as mãos, típico do frevo.

Os dançarinos demonstraram boa união e sincronia. O único problema enfrentado foi que um dos integrantes ficou deslocado no momento final da dança, mas logo se direcionou ao seu lugar.

MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA

Vinícius Jesus e Thainá Teixeira provaram mais uma vez a conexão existente entre eles. Demonstraram respeito e garra ao defender o pavilhão. Thainá manteve o cuidado de deixá-lo sempre erguido enquanto realizava seus giros, que, inclusive, foram executados com maestria. Seus movimentos expressam leveza e fluidez, a ponto de parecerem uma tarefa fácil.

inocentes rua0401 26 5

Vinícius, por sua vez, manteve contato visual com a porta-bandeira a todo momento, mesmo quando realizava sua dança, com passos que pareciam fazê-lo deslizar no asfalto. Estava claro que ele dançava para ela, direcionado a ela e ao pavilhão, o que demonstra uma boa comunicação entre o casal.

HARMONIA

Diferente do ensaio técnico, em que o canto começou com potência, mas foi diminuindo com o passar das alas, desta vez a escola teve mais garra nas últimas alas. As primeiras alas não cantaram o samba com potência; na verdade, soltavam a voz no refrão principal. Já nas últimas alas, o canto foi realizado com mais entonação. Em comparação com as primeiras alas, estavam mais animadas e fortes. O trabalho da bateria e da ala musical é o ponto alto da agremiação.

inocentes rua0401 26 4

A voz de Ito casa muito bem com o trabalho que o mestre Washington Paz vem realizando na bateria Cadência da Baixada e são os grandes responsáveis por manter o rendimento
do samba em alto nível. É necessário que todos os componentes cantem com mais potência, pois, para gabaritar o quesito, não dependerá apenas da ala musical e da bateria, mas da união e da força de toda a comunidade.

EVOLUÇÃO

As alas estavam bem posicionadas e atentas ao comando dos diretores de alas. Além disso, as duas primeiras alas apresentaram uma breve coreografia em sincronia com os versos “Era o russo cantando de lá, e a gente dançando daqui”, em que os componentes andavam para os lados e erguiam as mãos ao chegarem às extremidades.

inocentes rua0401 26 2

O ensaio não estava tão cheio, provavelmente em função da chuva, no entanto, mesmo com essa adversidade, a escola conseguiu apresentar boa evolução e não houve buracos em momento algum. As últimas alas estavam alegres; a ala 5, além de todos estarem cantando o samba, também utilizava guarda-chuvas coloridos, típicos do frevo.

SAMBA

O samba entrega bons refrães, fáceis de memorizar. No entanto, foi possível notar a dificuldade dos componentes em cantar as outras partes da música. Como dito anteriormente, é inegável a participação crucial da bateria e da voz de Ito Melodia para que esse samba seja bem recepcionado pelos apaixonados pelo carnaval.

inocentes rua0401 26 1

“Cada momento, cada ensaio é uma prov de alegria, de garra, de emoção. Estou tendo a felicidade de vir com a Inocentes de Belford Roxo em um momento em que a escola tinha esse desejo há muito tempo. A gente já fazia um trabalho de muitos anos e temos um carinho um pelo outro: Reginaldo Gomes, Rodrigo Gomes, toda a comunidade, a bateria do mestre Washington. E aí surgiu este ano a oportunidade, e eu estou tendo uma felicidade triplicada, porque estou cantando um samba maravilhoso, também de minha autoria, em parceria. Um enredo fantástico: Pernambuco! Uma cidade na qual o povo ama o samba, abraça o samba e está muito feliz com tudo que está acontecendo. Tivemos o ensaio técnico, que foi nossa prova de fogo, onde toda a chuva desceu só para nós, mas saímos muito bem mesmo assim. Imagine a Inocentes de Belford Roxo desfilando sem chuva! Vamos incorporar aquela avenida, o Setor 1, a Sapucaí, a mídia. Todos vão se encantar com esse desfile e com esse enredo da Inocentes. Podem aguardar um desfile brilhante! A escola está muito firme, muito contente, muito coesa. O canto está muito forte, a comunidade, toda a escola está muito vibrante”, conta o intérprete Ito Melodia.

OUTROS DESTAQUES

A rainha da bateria, Carolane Silva, esteve presente com um maiô repleto de pedrarias pretas e, na cintura, uma franja também na cor preta. Carolane demonstrou sua boa relação com o mestre Washington Paz e com a bateria; seu samba estava sempre acompanhando as batidas, além de estar constantemente atenta ao desempenho dos ritmistas.

Além dela, a rainha da escola, Camila Beatriz, também marcou presença com uma fantasia inspirada em fada, com asas brancas e um maiô com pedrarias da mesma cor. Além de deixar claro que tem samba no pé, demonstrou carisma ao interagir, brincar e conversar com todos que se aproximavam.