Por Luiz Gustavo, João Gabriel Rothier, Guibsom Romão e Mariana Santos

A Inocentes de Belford Roxo abriu o domingo de ensaios técnicos da Série Ouro buscando se recuperar da má colocação de 2025 e teve um início impactante, com uma largada forte no canto da escola, uma competente comissão de frente e um casal de muita qualidade, apesar das dificuldades com a pista molhada, por conta da forte chuva que caiu no início do ensaio da agremiação. Após a ótima entrada, a escola não manteve a pegada e teve uma queda no canto e no desempenho do samba, com algumas alas deixando a desejar e acompanhando apenas os refrões. O final do ensaio deixou um gostinho de que a Inocentes poderia ter mantido o ritmo do começo, até porque a chuva diminuiu ao longo da passagem da escola na Sapucaí. A Tricolor da Baixada será a segunda escola a desfilar na sexta-feira de carnaval, apresentando o enredo “O sonho de um tal pagode russo nos frevos do meu Pernambuco”, do carnavalesco Edson Pereira.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

COMISSÃO DE FRENTE

Sérgio Lobato e Patrícia Salgado trouxeram uma comissão com a estética da literatura de cordel, com fantasias em preto e branco. Algumas cenas foram teatralizadas, como um padre celebrando um casamento, enquanto os demais componentes realizavam passos inspirados em ritmos como baião, xaxado e, claro, o frevo. A coreografia realizada foi interessante e bem dinâmica, com boa sincronia entre os integrantes, apesar de alguns pequenos erros de timing na execução. Uma comissão divertida no embalo do samba da escola, um bom começo de ensaio da Inocentes.

“Acho que foi um bom ensaio. Choveu muito, como todo mundo pôde ver, mas os bailarinos passaram muito bem. O nosso foco foi o fôlego e a distância das cabines dos jurados, e eles conseguiram performar muito bem. Não tivemos problemas com a chuva, e isso fez deste um bom ensaio para que o grande espetáculo seja ainda melhor. Estamos muito animados, trabalhando bastante, e as expectativas são as melhores possíveis”, afirmou Patrícia Salgado.

inocentes et26 1
Fotos: S1 Comunicação/Divulgação Liga-RJ

“A avaliação da comissão foi muito boa. Mesmo com a chuva e o chão escorregadio, eles performaram muito bem. Em relação ao desfile em si, acho que a escola está muito animada, com uma pegada muito boa. É claro que sempre há modificações, porque não temos os carros alegóricos e o tempo acaba aumentando para nós, mas foi um ótimo desfile. A expectativa para o dia do desfile oficial é máxima. Estamos trabalhando muito para preparar um grande espetáculo, que será um lindo espetáculo de brasilidade, com surpresas, e esperamos notas 10. Sobre o que não foi apresentado hoje, na verdade, nada do que mostramos aqui é do desfile oficial. Esse trabalho já estava programado desde o início para o ensaio e o mini desfile, homenageando a arte da xilogravura. No desfile oficial, vamos homenagear outra arte: viemos hoje no preto e branco e, agora, vamos voltar no colorido”, completou Sérgio Lobato.

MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA

Vinicius Jesus e Thainá Teixeira formam um casal de muita qualidade, e esse potencial novamente foi demonstrado no ensaio no sambódromo, mesmo com as condições adversas da pista, devido à forte chuva que caiu em parte da apresentação da agremiação. Uma série que mistura leveza, técnica, sintonia entre ambos e elegância. Alguns movimentos acabaram sendo feitos de forma mais lenta por conta do chão molhado, como certos giros de Thainá; mesmo assim, ela foi muito precisa em seu bonito bailado, como em uma sequência difícil de rodopios no refrão central, todos muito bem realizados. Vinicius conseguiu manter sua dinâmica e também realizou uma bela apresentação, com um ótimo jogo de pernas. A condução de mãos e o cortejo foram muito bem realizados; é um casal que se comunica bastante pelo olhar. Na primeira cabine, Vinicius errou uma das pegadas na bandeira; de resto, foi uma apresentação impecável do casal.

inocentes et26 3

“Avalio o ensaio de forma muito positiva, principalmente por termos conseguido testar tudo o que queríamos no ensaio técnico, inclusive o andamento da escola com chuva, algo que já estava previsto e acabou acontecendo. São movimentos pensados para o desfile, embora algumas coisas só funcionem plenamente com a fantasia e, por isso, fiquem apenas para a avenida. Ainda assim, foi fundamental para testar nosso andamento, entrosamento e trabalho coreográfico. Estou muito feliz com a escola, com a alegria no final do ensaio, todo mundo pulando, vibrando e cantando. A chuva não atrapalhou em nada. Conseguimos entrar em todas as cabines com a mesma garra e energia, inclusive na última, que será uma cabine dupla, chegando com a mesma vontade da primeira. Agora é trabalhar, corrigir, sentar com calma, assistir aos vídeos e avaliar tudo junto com a nossa coreógrafa, Carol Vilanova. Sou muito grata a toda a equipe, aos amigos e à família, porque sem eles nada disso seria possível. Também estou muito ansiosa para a estreia oficial. A Inocentes é uma escola quente, enérgica, que abraça a gente, e isso só dá ainda mais força para defender esse patrimônio com todo amor que ele merece”, disse a porta-bandeira.

“A fantasia está linda. Já fizemos duas provas, uma delas com a fantasia completa, e seguimos ajustando alguns detalhes. Estamos muito felizes com o resultado. Ela está sendo confeccionada no ateliê do Edmilson Lima, que está fazendo um trabalho maravilhoso. A fantasia é bem alegre e traz uma cor diferente do que o público está acostumado a ver na Inocentes, totalmente ligada ao enredo”, completou o mestre-sala.

EVOLUÇÃO

inocentes et26 4

A Inocentes apresentou uma evolução com alternâncias de ritmo neste ensaio, iniciando muito forte no embalo da firme arrancada do samba nos primeiros minutos. As primeiras alas partiram com vontade na pista, dando volume e pegada, mas, à medida que a escola avançou e foi parando para as apresentações de comissão e casal, o ritmo caiu. A evolução foi ficando mais morosa, com algumas alas apresentando componentes pouco participativos, desfilando de forma protocolar, com poucos movimentos de braços. Em termos de organização de espaço, a escola foi mais correta, sem problemas evidentes, buracos ou atropelos entre as alas, e chegou ao final do Sambódromo sem correria.

inocentes et26 5

“Hoje foi para lavar a alma. Apesar do mau tempo e de termos aberto o dia, graças a Deus deu tudo certo. O resultado foi uma escola feliz, cantando, com a proposta executada. Agora é esperar o dia 13. A escola está pronta, começamos a entregar as fantasias já nesta semana, o barracão está em fase final. Claro que ainda vamos rever o ensaio, ajustar alguns pontos e alinhar detalhes em reuniões ao longo da semana. Espero que não tenha chuva, porque isso dificulta a comunicação, mas a escola evoluiu muito, cantou forte, o Ito foi excelente, o Washington está de parabéns e Belford Roxo inteira está feliz. O que podem esperar da escola é uma virada de chave: deixar o último carnaval para trás, seguir em frente e, se Papai do céu permitir, voltar ao Grupo Especial”, afirmou Julinho Fonseca, diretor de carnaval.

HARMONIA E SAMBA

Assim como em relação à evolução da escola, o canto da Inocentes teve um início forte, com os componentes entrando na avenida com bastante energia, apesar da água caindo de forma insistente. Com o passar do ensaio, o entusiasmo dos desfilantes foi diminuindo, e o canto passou a ser inconstante, com algumas alas mantendo o samba na ponta da língua e outras cantando apenas os refrões, que foram mais sustentados até o final do treino.

unnamed file

O samba da Inocentes possui uma letra de assimilação fácil e uma pegada animada, o que facilitou a forte entrada da escola, iniciando com uma passagem envolvente. Mas a obra não foi sustentada durante o desfile e apresentou sinais de cansaço da metade do ensaio em diante, excetuando o refrão principal, que conseguiu se manter firme. Uma passagem aquém da qualidade que o samba pode proporcionar.

“Foi um ensaio maravilhoso. Acho que ninguém melhor do que vocês, que observaram e acompanharam a escola, para perceber o canto forte, a evolução, a garra, o brilho do samba, da bateria e da comunidade. A Inocentes veio como se fosse um desfile oficial, com tudo o que foi combinado sendo executado e todos os quesitos atendidos. Agora é esperar o momento especial, porque no desfile oficial vamos fazer três vezes melhor. Se hoje já foi assim, imagina no dia: a escola vai voar, no bom sentido. O canto está muito forte, o chão está forte, o barracão está maravilhoso, assim como a coreografia, a comissão de frente e o casal de mestre-sala e porta-bandeira. O que mostramos aqui é cerca de 50% do que a Inocentes de Belford Roxo realmente tem para apresentar. Viemos para disputar o título, sem marra e sem animagogia. Sobre o novo sistema de som, houve uma pequena falha no final, algo já avisado pela direção, mas a expectativa é que tudo esteja ajustado até o desfile oficial, o que é fundamental para acompanhar o canto em toda a Marquês de Sapucaí”, comentou o intérprete Ito Melodia.

inocentes et26 7

OUTROS DESTAQUES

A bateria comandada pelo mestre Washington imprimiu um ritmo agradável ao samba da Inocentes, com boas bossas, destaque para a que simula um frevo no refrão de cabeça.
As passistas da Baixada estiveram entre os componentes que mais cantaram o samba, além de sustentarem o samba no pé.

inocentes et26 2

“Foi um ensaio muito positivo para a Inocente. A bateria respondeu bem, a comunidade cantou forte e conseguimos colocar na avenida tudo aquilo que vem sendo trabalhado desde o início da temporada. Ainda temos alguns ajustes finos a fazer, principalmente de encaixe e pressão, mas o caminho está muito bem desenhado. O importante é chegar ao dia do desfile com a bateria confiante, segura e conectada com o samba. Hoje foi para sentir a pista, testar bossas e mostrar que a Inocente vem com personalidade. Temos alguns dias importantes de trabalho pela frente, mas a base está pronta e a entrega vai ser grande”, explicou mestre Washington.