Por Carolina Freitas e Ana Beatriz Campelo

As ruas de Bangu estavam praticamente vazias na noite do último domingo, exceto pela Avenida Ministro Ary Franco, que estava impressionantemente lotada, por conta do último ensaio de rua da Mocidade. Torcedores e componentes não deixaram a ameaça de chuva abalar e mostraram que a Verde e Branca de Padre Miguel tem chão fortíssimo e que a escola está preparada para o primeiro ensaio na Sapucaí. A evolução é nítida. O clima era de confiança, de quem sabe que o trabalho foi feito e entregue.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

“A gente viu um temporal se desenhar durante o dia e olha como está isso aqui, lotado”, comentou, impressionado, o intérprete Igor Vianna, que horas antes havia convocado o público a comparecer ao ensaio pelas redes sociais e teve seu pedido atendido minutos depois, ainda durante a tarde.

mocidade rua2501 10
Fotos: Carolina Freitas e Ana Beatriz Campelo/CARNAVALESCO

COMISSÃO DE FRENTE

Comandada pelo coreógrafo Marcelo Misailidis, a comissão de frente se apresentou em alto nível técnico. Os integrantes executaram a coreografia com precisão, empolgação e bastante concentração, usando apenas capas pretas como figurino, o que despertou uma grande curiosidade sobre como serão as fantasias do desfile oficial, já que o adereço é essencial para os movimentos.

mocidade rua2501 9

Misailidis acompanhava cada movimento de perto, corrigindo detalhes em tempo real, enquanto os componentes ajustavam as marcações sem interromper a dança. Foi um ensaio para valer, com cara de desfile oficial. Na simulação para a cabine de jurados, eles deram um verdadeiro show e arrancaram gritos e aplausos do público que foi assistir, sendo uma das alas que mais empolgaram os torcedores.

MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA

mocidade rua2501 8

Com a ausência do primeiro casal, Diogo Jesus e Bruna Santos, coube ao segundo casal, Diogo Moreira e Isabella Moura, a missão de conduzir o pavilhão, e eles corresponderam à altura. Com elegância, precisão e bom entrosamento, a dupla apresentou uma dança segura e empolgada, transmitindo leveza e confiança. A resposta do público veio em forma de muitos aplausos, reconhecendo a qualidade da apresentação.

HARMONIA

mocidade rua2501 1

Um dos grandes pontos altos da noite foi, sem dúvida, a harmonia. No início do ensaio, o intérprete Igor Vianna ordenou, em seu discurso, que a comunidade cantasse forte, e o pedido foi atendido com louvor. O canto veio potente e constante, evidenciando o chão da Estrela Guia. A condução de Igor foi firme e segura, mantendo a escola ligada do começo ao fim.

“O balanço é um saldo totalmente positivo. Eu costumo dizer que o samba de 85 é a coisa mais forte e o Independente vai a qualquer lugar. A gente não se prende. Vimos algumas pessoas falarem nas redes sociais: ‘Mocidade é só Padre Miguel’, mas Bangu também faz parte da comunidade da Mocidade. A diretoria optou por um ensaio mais técnico nessa rua, que tem medidas bem parecidas com a Sapucaí. É muito aceitável um certo receio, mas só quem viveu essa pré-temporada sabe o quanto foi acertada a decisão. A nação Independente está aqui em peso esperando o nosso último ensaio. Não tem como não tirar um saldo positivo de tudo isso”, avaliou o cantor.

mocidade rua2501 5

Igor também falou sobre as expectativas para levar o próximo ensaio para a Sapucaí e deu seu relato de fã da agremiação.

“São as melhores. Sempre fui um Independente mais espectador. Este ano, está sendo a minha estreia, não só como puxador da Mocidade, mas também como desfilante. Porém, sempre fui à Avenida assistir e prestigiar a minha escola; por isso, sei o poder que ela tem na avenida e que o Independente tem chão. Toda a comunidade do carnaval, em geral, pode esperar um povo apaixonado cantando muito na Marquês de Sapucaí”.

mocidade rua2501 11

EVOLUÇÃO

No quesito evolução, a Mocidade apresentou um avanço claro em relação a ensaios anteriores. Problemas pontuais de dispersão e buracos, observados em treinos passados, foram corrigidos. As alas passaram mais bem posicionadas, ocupando corretamente seus espaços e mantendo a fluidez do desfile. A empolgação se manteve até o fim, e a ala coreografada foi um dos destaques, chamando atenção pela sincronia e fluidez dos movimentos.

mocidade rua2501 7

OUTROS DESTAQUES

Algumas alas se sobressaíram, como a ala dos passistas, que veio cheia, vibrante e com muito samba no pé. A ala coreografada, mais uma vez, mostrou alto grau de entrosamento.

mocidade rua2501 3

A rainha de bateria, Fabíola de Andrade, foi outro ponto de destaque. Esbanjou carisma, entusiasmo e foi muito atenciosa com a comunidade que estava lá para prestigiá-la, além de entregar bastante samba no pé durante todo o percurso.

mocidade rua2501 12

A bateria “Não Existe Mais Quente”, comandada por mestre Dudu, mostrou que estava bastante afiada e precisa, apresentando uma condução de qualidade, muito alinhada ao carro de som.

Dudu falou sobre a fase atual vivida pela escola enquanto avaliou o desempenho do trabalho desenvolvido até aqui.

mocidade rua2501 13

“Hoje, a Mocidade se encontra em um momento especial. A gente quer realmente fazer o Independente ser feliz. A escola vem há muito tempo batendo na trave pelo não rebaixamento, e a Mocidade não merece isso. Vamos provar que a escola é gigante mesmo, que o Independente precisa torcer e brigar para a escola voltar às campeãs e que seja a campeã do carnaval, obviamente. Mas o trabalho está entregue, os segmentos todos bem reforçados. E, falando de bateria, eu trabalhei bastante as músicas da Rita. Comecei a escutar a cantora para entender um pouco do que era Rita Lee. Tentei botar as bossas dentro das melodias que o samba me entregou, para que o jurado tenha um entendimento melhor também. Agora não tem mais o que mudar, é esperar a oportunidade do dia oficial. Sabemos que vêm dois ensaios técnicos agora, mas a escola optou por fazer esse ensaio na Ministro Ary Franco para que o Independente tenha um ensaio digno. Na Guilherme da Silveira é um ensaio bom, tradicional, mas era uma rua muito apertadinha. Aqui, na Ary Franco, a gente encontrou uma rua até maior que a Avenida; é um ensaio técnico de verdade. Agora é aguardar o nosso momento do desfile oficial e vamos, que eu sei que a Mocidade vai dar a volta por cima. Vamos entregar o melhor para a escola sempre”.

mocidade rua2501 2

O mestre também demonstrou empolgação para a estreia do ano no Sambódromo. “As expectativas são as melhores. Vêm dois ensaios aí, e não vai ser diferente. A gente sempre entrega o melhor. Todo mundo tem grande paixão pela Mocidade. O Independente, de fato, é apaixonado de verdade e não vai ser diferente lá embaixo também. Pode ter certeza disso. Vamos entregar sempre o nosso melhor”.

mocidade rua2501 6 mocidade rua2501 4