Um bom ensaio técnico da bateria “Cadência da Baixada” da Inocentes de Belford Roxo, dirigida pelo mestre Washington. Um ritmo que conseguiu imprimir uma musicalidade culturalmente nordestina, com pitadas russas, estando plenamente conectada ao enredo da agremiação. Mesmo diante de um forte dilúvio até a metade do ensaio, os ritmistas não desanimaram nem deixaram a peteca cair, mantendo o bom nível musical.

Na parte da frente do ritmo da Caçulinha da Baixada, uma ala de cuícas seguras deu seu contributo, junto de um naipe de chocalhos correto e de uma eficiente ala de tamborins. Tamborins e chocalhos exibiram uma convenção rítmica simples, mas tremendamente funcional, inclusive nos arranjos envolvendo as bossas.
A parte de trás do ritmo da “Cadência da Baixada” apresentou boa afinação de surdos, mesmo diante de uma verdadeira tempestade durante o ensaio. O naipe de caixas deu bom volume à cozinha da bateria da Inocentes, junto de uma ala de repiques eficiente. Marcadores de primeira e segunda foram firmes e precisos no ritmo, além das bossas. Uma sólida ala de surdos de terceira proporcionou um bom balanço aos graves da “Cadência”.
O leque de bossas da Inocentes foi extremamente musical e de muito bom gosto. Uma mistura envolvente de ritmos nordestinos, finalizada com levada russa, foi executada no refrão do meio, em um belíssimo e destacado arranjo dançante. Bom trabalho de criação musical, inclusive envolvendo nuances rítmicas diversas em alguns trechos do samba, impulsionando o componente da escola por meio da sonoridade produzida pela
Caçulinha da Baixada. Uma criação conceitual baseada em simplicidade e eficiência, numa escolha bastante adequada e bem pensada.
Um bom treino da bateria “Cadência da Baixada”, comandada pelo mestre Washington. Um ritmo inserido culturalmente no tema da escola, com variações musicais que vão da nordestinidade até a ousadia de fechar o melhor arranjo de uma bossa com ritmo russo. Tudo pautado pela simplicidade musical, que facilita a assimilação de quem escuta, além de ajudar o componente da escola a dançar e evoluir. Um ensaio bem produtivo da bateria da Inocentes de Belford Roxo.






