freddy

Um excelente ensaio técnico da bateria da União da Ilha do Governador, comandada pelo mestre Marcelo Santos. Uma “Baterilha” com sublime equalização entre os timbres, aliada a uma educação musical diferenciada.

Na parte da frente do ritmo, uma boa ala de cuícas tocou junto de um agogô de nítido valor sonoro, que executou um desenho rítmico baseado nas nuances da melodia do samba insulano. Uma ala de tamborins esplêndida tocou interligada a um naipe de chocalhos primoroso. Sensacional o desempenho de ambos, contribuindo com uma sonoridade diferenciada e sendo o ponto alto do belíssimo trabalho envolvendo as peças leves.

Na cozinha da “Baterilha”, uma afinação de surdos extremamente acima da média foi notada. Marcadores de primeira e de segunda tocaram com firmeza, mas de modo seguro. O balanço irrepreensível dos surdos de terceira também deixou sua contribuição entre os graves. Uma batida rufada de caixas impecável tocou junto de uma ala de repiques de alta técnica musical.

Bossas altamente musicais foram percebidas, todas pautadas pelas variações melódicas da obra para consolidar seu ritmo. Algumas se aproveitando da pressão dos surdos para efetuar o toque, como é o caso do trecho “Coração insulano bate dentro do peito”, em que os surdos simulam com eficácia a batida de um coração. Arranjos, em sua maioria, pautados pela simplicidade, mas que se mostraram, na prática, profundamente eficientes.

  • Uma apresentação exemplar da “Baterilha”, sob o comando do mestre Marcelo Santos. Um ritmo bastante equilibrado e equalizado, com excelência musical simplesmente em todos os instrumentos da bateria da tricolor do bairro da Ilha do Governador. Um ensaio técnico que deixou os insulanos esperançosos por mais um desfile para pleitear pontuação máxima, além de garantir uma grande exibição.