O CARNAVALESCO conversou com a equipe criativa das escolas da Série Prata e Bronze, diretamente da Academia Brasileira de Artes Carnavalescas (ABAC), no Centro do Rio, sobre os preparativos para os desfiles de 2026. Lucas Lopes, carnavalesco da Unidos de Lucas, da Série Prata, se debruçou sobre o enredo “O povo escreve sua história em um sublime pergaminho” e adiantou ainda o que esperar em termos plásticos da agremiação em 2026.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

carnavalesco lucas
Foto: Gabriel Radicetti/CARNAVALESCO

“A Unidos de Lucas vai falar sobre as principais revoltas brasileiras, que mostram o povo lutando, batalhando para conseguir seus direitos e construir o Brasil. Começamos com as revoltas indígenas, passando pelo povo preto e terminando nas Diretas Já, onde o povo pede democracia e clama pelos seus direitos”, disse Lucas.

Nesse sentido, indicou o artista, a escola aposta em uma pegada bastante abrasileirada, com um teor de briga muito forte. Para isso, investe em um desfile imponente.

“Podem esperar carros grandiosos, da altura que a Intendente Magalhães pode comportar. Em termos de acabamentos, fantasias leves, tranquilas”, adiantou o criador.

Morador de diversos bairros nos arredores da Intendente desde que nasceu, Lucas Lopes sempre foi apaixonado pelo Carnaval, mas foi a partir do momento em que começou a trabalhar na festa, enquanto parte da equipe criativa, que descobriu os verdadeiros prazeres e dores do evento.

“Tem a questão da subvenção, que não é suficiente, que chega tarde. A gente pode ver que, no Grupo Especial, já tem escolas mexendo nos carros, fazendo fantasias. Já estão na produção, enquanto, na Intendente, muitas escolas estão paradas porque não têm esse recurso”, apontou o carnavalesco da Unidos de Lucas.

Apesar das dificuldades, contudo, Lucas se mostrou um habilidoso artista na condução das escolas da Superliga. Tendo ingressado no meio como aderecista e assistente de carnavalesco da União de Jacarepaguá, o jovem se tornou o principal criador da escola em 2020 e, em 2022, conduziu-a, da Série Prata, de volta à Sapucaí. Em 2024, enquanto carnavalesco da Unidos de Vila Kennedy, levou a agremiação do Grupo de Avaliação para a Série Bronze.

Para 2026, Lucas promete um carnaval engajado e inesquecível na Unidos de Lucas.

“Vamos voltar ao lugar de que faz muito tempo que Lucas está fora, que é a Marquês de Sapucaí”, garantiu ele.