Por Gabriel Gomes e Luan Costa

Estreante no Grupo Especial, a Acadêmicos de Niterói começou 2026 com os dois pés na porta. Com canto potente da comunidade e intensa comunicação com o público, a Azul e Branca realizou, no último domingo, o seu primeiro ensaio de rua do ano. O treino foi embalado pelo enredo, em homenagem ao presidente Lula, que cativou os presentes e impulsionou o desempenho da escola. Destaque, ainda, para o samba-enredo, que está na boca do povo, e para o excelente desempenho do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Emanuel Lira e Thainara Matias.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Em 2026, a Azul e Branca de Niterói levará para a avenida o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, uma homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desenvolvido pelo carnavalesco Tiago Martins. A Acadêmicos de Niterói será a escola responsável por abrir os desfiles do Grupo Especial no domingo de carnaval.

COMISSÃO DE FRENTE

Sob a coreografia de Handerson Big e Marlon Cruz, a comissão de frente da Acadêmicos de Niterói apresentou uma atuação expressiva e alinhada ao samba-enredo. A performance se destacou pela forte entrega cênica e pelas referências diretas ao homenageado e à narrativa proposta pela escola. Durante a apresentação, frases de efeito como “quem tem fome tem pressa” ecoaram junto ao público, assim como o gesto do “L”, reforçando a identificação dos componentes com o enredo. A segurança dos bailarinos e o domínio do samba evidenciaram uma abertura impactante para a estreia da Azul e Branca no Grupo Especial.

MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA

niteroi rua1101 2
Fotos: Luan Costa e Gabriel Gomes/CARNAVALESCO

Estreando tanto na Acadêmicos de Niterói quanto no Grupo Especial, o jovem casal Emanuel Lira e Thainara Matias mais uma vez demonstrou maturidade e tranquilidade acima da média para quem chega agora à elite do carnaval. Vindos do Grupo de Acesso, onde já haviam se destacado, os dois realizaram apresentações seguras em todas as cabines, com coreografia bem construída e marcada por forte sintonia. O casal conseguiu equilibrar vigor e entrega com o refinamento e a delicadeza exigidos pelo quesito, além de incorporar referências do samba-enredo e do homenageado à dança, sem perder os fundamentos tradicionais.

niteroi rua1101 5

HARMONIA E SAMBA

O samba-enredo rapidamente caiu no gosto popular e se firmou como um dos grandes trunfos da escola. De fácil assimilação e com refrões fortes, a obra assinada por Teresa Cristina, André Diniz, Paulo César Feital, Fred Camacho, Junior Fionda, Arlindinho, Lequinho, Thiago Oliveira e Tem-Tem Jr. foi cantada com entusiasmo pela comunidade do início ao fim do ensaio.

niteroi rua1101 1

Existe margem para crescimento, principalmente fora dos refrões, levando em consideração o alto nível das agremiações concorrentes. Porém, muito desse resultado positivo passa pelo trabalho do intérprete Emerson Dias, que estreia na escola já completamente entrosado com a bateria “Cadência de Niterói”, comandada por Branco Ribeiro, também estreante no Grupo Especial. Juntos, deram ao samba o tom aguerrido, potente e vibrante que impulsionou a participação coletiva.

niteroi rua1101 7

“Ensaio maravilhoso. O samba está na boca do Brasil, ultrapassou as barreiras da bolha do carnaval. A gente está muito feliz, a Niterói está muito feliz, alegre e solta. A escola está vibrante na pista. A gente vai fazer um grande carnaval em 2026. Será uma abertura de carnaval muito quente, com muita energia e muita vontade de permanecer no grupo e fazer a coisa acontecer”, analisou o intérprete Emerson Dias.

EVOLUÇÃO

niteroi rua1101 4

A evolução da Acadêmicos de Niterói segue sendo satisfatória e marcada pela leveza. Os componentes desfilaram soltos, sem rigidez excessiva, o que contribuiu para uma apresentação fluida ao longo da Avenida Ernani do Amaral Peixoto. Mesmo sendo uma escola jovem, mostrou bom contingente, muito por conta do enredo em homenagem a Lula. A organização e o envolvimento crescente desses componentes com a proposta do desfile indicam potencial de evolução nos próximos ensaios até o desfile oficial.

niteroi rua1101 3

OUTROS DESTAQUES

As calçadas lotadas acompanharam o ensaio com entusiasmo do início ao fim. A bateria “Cadência de Niterói”, de Mestre Branco Ribeiro, teve desempenho consistente e ajudou a sustentar o alto astral da apresentação.

niteroi rua1101 6

“A gente vem evoluindo bastante. O ensaio de rua traz uma perspectiva muito boa, principalmente na questão sonora, porque conseguimos avaliar as nossas afinações e identificar possíveis lacunas que ainda precisam ser ajustadas. Para o ensaio técnico, obviamente, a gente chega muito mais preparado. Para mim, isso é muito positivo, porque venho de escolas da Série Ouro, onde nem sempre existe uma estrutura como essa para ensaiar em um espaço amplo. Aqui, além da bateria, o próprio espaço também ‘ensaia’ com a gente. Isso engrandece muito o trabalho e contribui diretamente para o desenvolvimento da bateria”, salientou o Mestre Branco Ribeiro.

“Com toda a modéstia do mundo, eu sempre digo que eu e surpresa somos sinônimos. Podem esperar, sim, muitas surpresas. Este ano não vou trabalhar com algo que sempre trabalhei, que é coreografia. Mas teremos efeitos especiais, sem dúvida, que vão engrandecer ainda mais o trabalho que estamos preparando para a avenida”, completou.