Os autores Luiz Antonio Simas e Fábio Fabato lançam, dia 27 de janeiro, terça-feira, no Baródromo, a edição ampliada e revista de “Pra tudo começar na quinta-feira: o enredo dos enredos” (Mórula), obra de referência sobre os enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro – a brasileiríssima maneira de contar histórias, criada há quase cem anos.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

simas fabato
Foto: Divulgação

Com pesquisa profunda e linguagem coloquial, o livro investiga a relação das temáticas foliãs com os diferentes contextos de época, já que processam diretamente os acontecimentos de entorno ao longo das décadas. Além disso, analisa a atuação dos principais carnavalescos, decifrando seus métodos de concepção, propostas narrativas, conceitos gerais, além das principais criações levadas à Avenida.

“Originalmente lançado em 2015, a primeira versão não trouxe a autêntica revolução sentida pelo quesito a partir de 2016 – com a chegada de artistas como Leandro Vieira, Leonardo Bora, Gabriel Haddad e Tarcísio Zanon. O imperativo acréscimo joga luz no atual momento”, pontua Simas.

“Houve sacrifício das temáticas no começo do século, mas, nos últimos dez anos – até em razão dos ataques que as escolas sofreram, inclusive de setores do poder público –, os enredos e os debates que propõem reassumiram o protagonismo na engrenagem momesca. A obra é um tratado sobre o presente”, completa Fabato.

simas fabato2

As ilustrações de capa e de miolo são do carnavalesco Fernando Pamplona – considerado o pai de todos os carnavalescos –, falecido em 2013. Pamplona, aliás, faria 100 anos em 2026 e permeia todos os caminhos do livro. Já o prefácio da nova edição é assinado pelo comentarista Milton Cunha, com “orelha” do enredista João Gustavo Melo. A obra traz ainda o prefácio e a orelha da primeira edição, escritos, respectivamente, por Rosa Magalhães e Rachel Valença.

“Quando os autores se debruçam para esmiuçar (e iluminar) o quesito enredo, o empreendimento ganha importância de primeira linha, pois aponta para o entendimento cultural do desfile das escolas de samba – protagonizado por periféricos, que, como artistas populares, desejam ocupar o centro da cidade com suas criações e narrativas”, assinala Milton Cunha no texto que apresenta a obra.

“No final, obviamente, não poderíamos deixar de homenagear três grandes narradoras que nos deixaram recentemente – Rosa Magalhães, Maria Augusta Rodrigues e Márcia Lage. Cuidar do futuro é celebrar quem ajudou a pavimentar os caminhos de uma festa tão diversa”, finaliza Fabato.

PRA TUDO COMEÇAR NA QUINTA-FEIRA: O ENREDO DOS ENREDOS
Luiz Antonio Simas e Fábio Fabato
Mórula Editorial
260 páginas, 14 cm x 21 cm
ISBN 978-65-6128-155-3
2ª edição, revista e ampliada
Preço de capa: R$ 74,00
https://morula.com.br/produto/pratudo