A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) divulgou os nomes dos seis julgadores do quesito Evolução para os desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro no Carnaval 2026. Os quesitos Harmonia, Samba-Enredo e Bateria já foram divulgados pela Liga. Como novidade, no ano que vem, todos os seis entram na avaliação, porém, após um sorteio, na quarta de cinzas, vão ser definidos os nomes que vão ter suas notas lidas na apuração. A Liesa revelou também como será o formato do julgamento do quesito Evolução com três subquesitos: Fluência (4,5 a 5 pontos), Espontaneidade (2,7 a 3 pontos) e Evolução do componente (1,8 a 2 pontos).

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

GERSON MARTINS: Profissional com 11 anos de experiência no Carnaval, sendo 8 anos atuando como jurado do Grupo Especial. Participou de pesquisas culturais internacionais em Barcelona, Londres, Paris, Califórnia, Amsterdã e China. Conhecimento e vivência em desfiles de escolas de samba para avaliar com propriedade o quesito.

gerson

LUCILA DE BEAUREPAIRE: Jornalista carnavalesca com mais de 40 anos de dedicação. Iniciou em 1981 no “O Fluminense” e participou do projeto pioneiro dos Cadernos de Carnaval no “Jornal do Brasil” (1984-1985). Integrou o time de “O Globo” na cobertura diária das escolas de samba até 2018. Jurada do Estandarte de Ouro (2010-2011) e membro do júri oficial da LIESA desde 2019. Sua expertise consolidada qualifica-a para avaliar com rigor o desenvolvimento da escola de samba na avenida.

lucila

MATEUS DUTRA: Bailarino clássico profissional com uma carreira consolidada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro desde 1998. Tem experiência em desfiles do Grupo Especial, além de atuar como jurado desde 2020. Conhecimento de causa para avaliar cada subquesito a partir das diretrizes do Manual do Julgador.

matheusdutra

VERÔNICA TORRES: Artista visual com uma década de experiência em design autoral de alto valor agregado. É jurada do Grupo Especial desde 2018. Com expertise em análise estética, movimento e expressividade cultural brasileira, possui uma visão apurada para avaliar a fluidez, espontaneidade e evolução dos componentes das escolas de samba.

veronicatorres

VANESSA CANÇADO: Profissional multifacetada com mais de 30 anos de atuação no cenário cultural brasileiro e internacional. Formada em Artes Cênicas com pós-graduação em Cinema, atua como diretora, produtora, roteirista, dramaturga e atriz, com importantes projetos em audiovisual, literatura e gestão cultural. Com formação ampla e vivência no Carnaval, chega com sensibilidade apurada para avaliar o quesito no Grupo Especial.

vanesacancado

CRISTINA TRANJAN: Professora titular da Escola de Belas Artes da UFRJ, especialista em patrimônio cultural e artes. Sua trajetória inclui publicações em peródicos acadêmicos, curadoria de exposições e participação em grupos de pesquisa sobre preservação de acervos. Conhecedora das etapas de preparação da escola de samba, estando apta a observar as diretrizes de avaliação do quesito.

tranjan