A enquete popular promovida pelo CARNAVALESCO revelou a preferência dos leitores pelo melhor samba-enredo da Série Ouro para o Carnaval 2026. Com forte participação do público, a votação apontou a Estácio de Sá na liderança, seguida por Em Cima da Hora e União de Maricá, em uma disputa marcada pelo equilíbrio entre as principais concorrentes.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

estacio final2026 1
Fotos: Marcos Marinho e Matheus Morais/CARNAVALESCO

Com 19,7% dos votos, a Estácio conquistou o primeiro lugar com o samba do enredo “Tata Tancredo – O Papa Negro no Terreiro do Estácio”, temática que une ancestralidade, religiosidade e identidade da escola, gerando ampla repercussão positiva entre os leitores. A obra é assinada pelos compositores Luiz Antônio Simas, Júlio Alves, Thiago Daniel, Magrão do Estácio, Tinga, Marquinho BF, Diego Nicolau, Adolfo Konder, Totonho, Dilson Marimbas, HB, Juninho do Estácio e Claudio Russo.

Na segunda colocação aparece a Em Cima da Hora, que somou 15,6% da preferência popular com o enredo “Salve Todas as Marias – Laroyê, Pombagiras!”, proposta que dialoga com a força feminina, a espiritualidade e o protagonismo das entidades cultuadas nas religiões de matriz africana.

Fechando o pódio, a União de Maricá obteve 14,3% dos votos com o enredo “Berenguendéns e Balangandãs”, apostando em um samba envolvente e de forte apelo popular, que também foi bastante comentado pelos leitores durante a enquete.

Logo atrás das três primeiras colocadas, a disputa seguiu extremamente acirrada. A Unidos de Padre Miguel ficou na quarta posição, com 14,1%, seguida de perto pelo Império Serrano, que alcançou 13,7%, mostrando o alto nível dos sambas apresentados para o Carnaval 2026 da Série Ouro.

Na sequência aparecem Porto da Pedra, União da Ilha, Arranco, Botafogo Samba Clube, além de outras agremiações que também receberam votos na enquete, reforçando a diversidade de estilos e propostas musicais da competição.

Classificação final da enquete

Estácio de Sá – 19,7%
Em Cima da Hora – 15,6%
União de Maricá – 14,3%
Unidos de Padre Miguel – 14,1%
Império Serrano – 13,7%
Porto da Pedra – 10,1%
União da Ilha – 3,9%
Arranco – 3%
Botafogo Samba Clube – 1,4%
Inocentes de Belford Roxo e União do Parque Acari – 1,2%
Jacarezinho, Unidos de Bangu e Ponte – 0,6%