A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) ainda não divulgou para imprensa e público os julgadores dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro para o Carnaval 2026, mas todas escolas já conhecem o corpo de jurados. Afinal, a última semana foi de curso na sede da Liesa. Em publicação no X, o carnavalesco da Imperatriz Leopoldinense, Leandro Vieira, celebrou a mudança nos quadros, principalmente, nos seus quesitos: Alegorias e Adereços, Fantasias e Enredo.

“Festejo o acerto da Liesa em ter renovado parte do corpo julgador com gente que, além do excelente currículo, amplia a negritude e a presença feminina no júri. Olhando para os meus (três) quesitos, dá gosto saber quem tá avaliando aquilo que trabalho pra realizar. Bola dentro”, disse Leandro Vieira.
Em mais uma mudança significativa no modelo de julgamento, a Liesa anunciou que o Carnaval 2026 do Grupo Especial do Rio de Janeiro contará com 54 jurados, seis por quesito, e que, antes da apuração, será realizado um sorteio para definir quais 36 julgadores terão suas notas lidas e consideradas no resultado oficial. A medida altera a estrutura tradicional, que até 2025 trabalhava com quatro jurados por quesito. Agora, com um corpo mais amplo, a Liesa explica que busca aumentar o rigor técnico e a pluralidade de visões durante a avaliação dos desfiles.
SAIBA MAIS
* Carnaval 2026 em transformação: Escolas criam novas regras, mas Liesa precisa buscar mais justiça nas avaliações
* Carnaval 2026: Nota 10 terá que ser justificada pelos julgadores do Grupo Especial do Rio
* Liesa informa alteração no posicionamento de cabines e aumenta número de jurados para o Carnaval 2026
A dinâmica do sorteio será feita antes da leitura das notas, na Quarta-feira de Cinzas. Os 18 jurados não sorteados terão suas notas arquivadas, sem interferência na apuração. O sistema manterá o tradicional descarte da menor nota por quesito, entre as quatro recebidas, o que garante margem de segurança contra avaliações destoantes.









