No carnaval de 2026, a Primeira da Cidade Líder pisará no Anhembi para encerrar as apresentações do Grupo de Acesso 2 de São Paulo ao lado de Paulo Barros. Desta vez, porém, o carnavalesco desfilará como protagonista da festa, sendo o homenageado do enredo “Paulo Barros, o gênio do carnaval”. Paulo esteve na quadra da Cidade Líder, na Zona Leste paulistana, para a festa de lançamento do samba oficial, recebendo uma homenagem mais que especial da comunidade. A equipe do CARNAVALESCO esteve presente e conversou com o artista.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Homenagem ao gênio em vida
O carnaval já retratou na Avenida a história de diferentes artistas fundamentais para o desenvolvimento dos desfiles das escolas de samba. Fernando Pamplona, Fernando Pinto e Arlindo Rodrigues viraram enredo em desfiles na Sapucaí, assim como Rosa Magalhães também será homenageada em 2026. Mas Paulo Barros será o primeiro arquiteto do maior espetáculo da Terra a receber essa honraria em vida. O carnavalesco, responsável por assinar memoráveis desfiles, falou sobre o sentimento de ver seu legado virar um desfile.
“Cara, é uma coisa assim que… Geralmente somos homenageados quando a gente se foi, quando estamos no outro plano é que homenageiam. Graças a Deus eu estou aqui para viver esse momento. É um momento único, a gente nunca acha que isso vai acontecer. Fazemos um trabalho baseado no carinho, na emoção, no amor, e acho que a resposta está exatamente aí: aquela consagração espontânea, não foi uma coisa que foi premeditada. O convite apareceu e eu estou super empolgado. Estou feliz e tenho certeza de que esse momento, quando essa escola estiver desfilando, ele vai ficar guardado o resto da minha vida”, declarou.
Paulo Barros foi recebido na quadra da Cidade Líder de forma bem inusitada: a escola decidiu lançar o samba oficial para 2026 assim que o carnavalesco chegou ao local, antecedida de uma recepção apoteótica com direito iluminação especial, flores, abraços e a obra recitada para o próprioele pelo intérprete Thiago Melodiah. O artista demonstrou surpresa e comentou sobre a emoção do momento.
“Esses gêmeos são doidos. Eles são pessoas maravilhosas, a escola me recebeu aqui hoje com um carinho enorme, me emocionei. Eu visto essa casca de durão, mas eu tenho um coração mole. É o carinho que você recebe, e isso é que vale a pena. Com essa coisa da internet, que é muito maldosa hoje em dia, a gente sofre muito, mas isso tudo eu deixo para trás. É viver esse momento de alegria e de agradecimento. Vai ficar guardado, com certeza”, disse.
‘Artistas não param’
O carnavalesco não assinará nenhum desfile em 2026, mas isso não significa que sua criatividade tenha parado. Paulo afirmou que já está visando o carnaval de 2027, e reafirmou sua paixão pelo carnaval.
“Eu já comecei a trabalhar para 2027! Já estou trabalhando. Somos artistas, e artistas não param. Independente de qualquer coisa, temos que botar a criatividade e o nosso trabalho para fluir. Eu vou ficar fora do carnaval de 2026, mas estou dentro do carnaval porque é uma paixão. Independente de qualquer coisa, eu sou um amante do carnaval”, concluiu.









