Embalada pelo enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Acadêmicos de Niterói se apresentou de modo leve e organizado em seu terceiro ensaio de rua, na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, rumo à estreia no Grupo Especial. Um dia após a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, o clima do ensaio foi de euforia e empolgação dos componentes e simpatizantes da escola, conduzidos pela força do samba-enredo.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Ao longo do ensaio, era possível perceber componentes muito felizes fazendo gestos em referência ao homenageado e cantando, a plenos pulmões, as passagens mais fortes do samba. Trechos como “Sem mitos falsos, sem anistia”, “Em Niterói, o amor venceu o medo”, além dos refrões, foram muito cantados.

Em 2026, a Azul e Branca de Niterói levará para a avenida o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, uma homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desenvolvido pelo carnavalesco Tiago Martins. A Acadêmicos de Niterói será a escola responsável por abrir os desfiles do Grupo Especial no domingo de carnaval.

O presidente da Acadêmicos de Niterói, Wallace Palhares, analisou ao CARNAVALESCO o desempenho da escola nos primeiros ensaios de rua. “A gente começou com uma explosão muito grande. O primeiro ensaio já foi enorme, eu considerei bem acima da média. Para quem está começando, foi muito bom. E, claro, estamos aprimorando algumas coisas que ainda não consideramos 100%, mas estamos ajustando para ficar cada vez melhor”, disse.

niteroi rua2311 1
Presidente Wallace Palhares. Fotos: Gabriel Gomes/CARNAVALESCO

Questionado sobre o ensaio um dia após a prisão de Jair Bolsonaro, Palhares ironizou: “Ao contrário de uns e outros, está todo mundo livre aqui ensaiando hoje. Isso é importante”.

MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA

Estreantes no Grupo Especial e na Acadêmicos de Niterói, o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Emanuel Lira e Thainara Matias, que já dançavam juntos na Unidos da Ponte, fez uma forte e entrosada apresentação no terceiro ensaio de rua da escola. Na dança, o casal mescla elementos da dança tradicional com referências ao samba-enredo e ao homenageado.

niteroi rua2311 4

HARMONIA E SAMBA

O samba-enredo da Acadêmicos de Niterói, dos autores Teresa Cristina, André Diniz, Paulo César Feital, Fred Camacho, Junior Fionda, Arlindinho, Lequinho, Thiago Oliveira e Tem-Tem Jr., promete ser um dos grandes destaques do desfile da escola no Carnaval de 2026.

A obra, que possui um dos refrões mais “chiclete” da safra, tem provocado uma grande catarse nos ensaios da escola. O bom desempenho do samba se deve muito, ainda, ao trabalho do intérprete Emerson Dias, que casou perfeitamente com o estilo da obra e com todo o carro de som da Azul e Branca.

Ao longo do ensaio, foi possível observar a comunidade cantando com entusiasmo e potência. O destaque principal ficou, como esperado, para o refrão (“Olê, olê, olê, olá // Vai passar nessa avenida mais um samba popular // Olê, olê, olê, olá // Lula, Lula”) e para o pré-refrão (“Quanto custa a fome, quanto importa a vida // Nosso sobrenome é Brasil da Silva // Vale uma nação, vale um grande enredo // Em Niterói o amor venceu o medo”).

niteroi rua2311 6
Fotos: Gabriel Gomes/CARNAVALESCO

“A gente está muito feliz, porque o samba virou uma febre em nível nacional. O Brasil abraçou a causa, abraçou o enredo, abraçou o samba. Onde eu tenho ido fazer show, as pessoas pedem para eu cantar o samba e, quando eu canto, a reação é enorme, a popularidade é muito grande”, comentou o intérprete Emerson Dias.

“Acho que vai ser uma abertura de desfile incrível. Não vai ser só a plástica que vai prevalecer: vai ser emocionante, vai ter energia, vai ter o povo cantando. A participação popular vai ser muito grande. Essa é a nossa grande expectativa. E, obviamente, que a gente consiga conquistar as notas 10, as notas máximas possíveis, para permanecer no Grupo Especial e dar seguimento a esse trabalho maravilhoso que a Acadêmicos de Niterói vem construindo há quatro anos”, completou.

niteroi rua2311 2

EVOLUÇÃO

Com os componentes felizes e empolgados pela homenagem ao presidente Lula, a evolução da Niterói se deu de maneira fluida e leve ao longo de toda a Avenida Ernani do Amaral Peixoto, que simula as dimensões da Marquês de Sapucaí. Ao contrário da Viradouro, porém, a Niterói não desfila por toda a extensão da pista.

niteroi rua2311 3

OUTROS DESTAQUES

Comandada pelo mestre Branco Ribeiro, estreante no Grupo Especial, a bateria “Cadência de Niterói” teve um grande desempenho no ensaio de rua da escola, contribuindo para a grande exibição do samba-enredo da Azul e Branca. Presença constante nos ensaios da escola, a rainha de bateria Vanessa Rangeli demonstrou grande entrosamento com a bateria e interagiu de forma brilhante com o público presente, demonstrando muito carisma e simpatia.

niteroi rua2311 5