A Unidos de Padre Miguel realizou, na última sexta-feira, seu primeiro ensaio de rua rumo ao Carnaval de 2026. A Rua Barão do Triunfo, no coração da Vila Vintém, foi completamente tomada pelo forte canto dos componentes e torcedores, que entoaram com intensidade o samba-enredo “Kunhã-Eté: O Sopro Sagrado da Jurema”, homenagem à heroína indígena Clara Camarão. O ensaio mostrou, desde antes mesmo de começar, a força da comunidade e a preparação da escola.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

O diretor de carnaval, Cícero Costa, comentou a importância da noite: “O ensaio de rua sempre é bom e importante para massificar o canto do samba e a escola chegar 100% na avenida. Temos o praxe de iniciar dentro da comunidade para trazer essa festa para o nosso povo. Se andarmos até o final, veremos como a rua está cheia. É isso que movimenta”.
O carnavalesco Lucas Milato reforçou o valor desse encontro: “Os ensaios de rua são momentos muito gostosos, porque temos um contato mais intenso com a nossa comunidade, que é muito dedicada. Hoje se inicia uma bateria de ensaios até o desfile, que contribuem demais para o êxito final”.

COMISSÃO DE FRENTE
A comissão de frente surpreendeu pelo nível de preparo. Mesmo no primeiro ensaio na rua, apresentou uma coreografia bem elaborada e bem marcada, sob o comando do coreógrafo Paulo Pinna, que acompanhou tudo pessoalmente. “Fiz questão de estar aqui hoje porque é o primeiro ensaio na comunidade para o próximo ano, e isso tem um peso enorme. Estamos em uma escola que ainda é nova para a gente, por isso a comunidade precisa ver a nossa comissão, se aproximar e criar essa integração. Estar aqui faz toda a diferença, porque esse calor da Vila Vintém é único. Aqui é onde pega fogo. A energia é sempre muito forte. Eu queria sentir isso desde já para provocar esse gostinho de querer sempre mais. Precisamos estar com essa energia sempre renovada. Peço a essa comunidade maravilhosa da Vila Vintém que continue nos prestigiando como sempre faz”.

Toda a encenação está muito bem dançada pelos integrantes e faz referência direta ao enredo, algo claramente percebido pelo público.
MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA
Mesmo com uma coreografia não oficial, o primeiro casal mostrou segurança e boa fluidez na dança. O riscado de Marcinho Siqueira e o giro de Cris Caldas foram os destaques. “Estamos superansiosos para esse primeiro ensaio na rua. Fomos muito bem recebidos na UPM e queremos sentir a energia da galera da Vila Vintém. Hoje queremos dançar com essa Vila inteira”, disse Cris antes de se apresentar.

“A expectativa é das melhores. Estamos pegando essa energia intensa da comunidade. Hoje vai ser lindo e é só o começo”, complementou Marcinho.
HARMONIA
O ponto mais forte da noite foi o canto. Os componentes cantaram muito alto e com empolgação. O intérprete Bruno Ribas conduziu com garra e potência vocal, sendo fortemente acompanhado pela comunidade. “Aqui na rua é onde sentimos o desfile. Ensaiar parado é bom, mas aqui vemos o comportamento da escola. A Vila Vintém é o templo de Axé. Se o primeiro desfile não for aqui, não dá certo. Hoje começa tudo”, afirmou o cantor.

Cícero Costa reforçou: “A UPM é uma escola muito cantante e guerrida, com um grupo de pessoas bem valentes, como diz o próprio samba”.
EVOLUÇÃO

Apesar da rua estreita e irregular, com muitos quebra-molas, a escola passou bem, com alas cheias e integrantes animados, sem apresentar buracos. As alas coreografadas acompanharam o ritmo e o ensaio fluiu dentro do tempo previsto.
OUTROS DESTAQUES

Em sua estreia, o mestre Laion mostrou que merece o posto ao conduzir a bateria com disciplina e atenção minuciosa aos detalhes, mantendo os ritmistas alinhados aos cantores do carro de som durante todo o percurso, desde o esquenta. “É importante ensaiar na rua por causa da preparação junto à comunidade. A escola já vem realizando alguns ensaios fortíssimos dentro da quadra, mas, na rua, a expectativa dobra. Hoje é minha estreia aqui e teremos um grande ensaio, lotado. Estou feliz, animado e confiante no resultado. Foi um ensaio muito bom. Teremos outros nesta semana. Vamos acertar os detalhes que faltaram ainda hoje e correr para que no próximo seja ainda melhor”.

Cícero Costa destacou o empenho da comunidade: “Foi como esperávamos. Já no primeiro ensaio, o samba está na boca do povo. Não mudaria nada”.
A presidente Lara Mara reforçou a ligação da agremiação com o seu lar: “Foi um ensaio muito bom. Meus ensaios preferidos são aqui na Vila Vintém. O dia em que a Unidos deixar a Vintém será o dia em que ela deixará de ser Unidos. Estou muito feliz com o ensaio de hoje”.











