A Unidos da Tijuca realizou, nesta quinta-feira, mais um ensaio de rua em preparação para o Carnaval 2026, ocupando novamente a Via D1, no Santo Cristo. O Pavão apresentou desempenho sólido, com Matheus André e Lucinha Nobre exibindo uma coreografia inspirada, enquanto Marquinhos Art’Samba conduziu com segurança o canto dos componentes da agremiação. O samba, que exalta a vida e a obra de sua homenageada, Carolina Maria de Jesus, é desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira e retrata a força da escritora que marcou o Brasil ao registrar sua própria realidade nas favelas do século passado.
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MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA
Matheus André e Lucinha Nobre tiveram atuação de destaque, com uma dança tradicional enriquecida por movimentos bem marcados e alinhados à letra da escola. No refrão do meio, o casal apresentou uma coreografia própria para os primeiros versos, além de um bailado mais unido na parte “Dos salões da burguesia”. O entrosamento, a sincronia e a comunicação ao longo da simulação da cabine de jurados se mostraram impecáveis, aliados a uma leveza que se manteve durante todo o percurso do ensaio.

SAMBA E HARMONIA
A comunidade tijucana respondeu com força à condução de Marquinhos Art’Samba e do carro de som. Os componentes cantaram com energia o samba em homenagem a Carolina Maria de Jesus, explodindo no pré-refrão e no refrão principal, especialmente a partir do trecho “Sou a liberdade, mãe do Canindé”. O carro de som apresentou vozes bem destacadas, dando suporte ao intérprete, que demonstrou segurança e firmeza em seu segundo ensaio de rua pela Unidos da Tijuca.

Marquinhos comentou ao CARNAVALESCO sobre o processo de evolução semanal: “A expectativa é sempre melhor. É o segundo ensaio, então aquela coisa da estreia do ensaio e da minha estreia na rua já passou um pouco. A expectativa do segundo dia é sempre ser melhor, depois o terceiro dia. Acho que está dando bom. A escola está bem feliz com o samba e com tudo que está acontecendo”.
EVOLUÇÃO

A evolução da Amarelo-Ouro e Azul-Pavão transcorreu de forma tranquila. A maior parte dos componentes mostrou animação e desenvoltura durante o ensaio, com alas bem marcadas e foliões que incorporaram coreografias inspiradas nos versos do samba, trazendo dinamismo ao conjunto. Uma ala coreografada, em especial, realizou excelente passagem pela Via D1.
OUTROS DESTAQUES

A “Pura Cadência” voltou a demonstrar alto nível sob a regência do mestre Casagrande, com pulsação firme e precisão que elevaram o ânimo dos componentes da escola ao longo do ensaio. Nesta semana, a musa Geisa Eloy desfilou à frente da bateria devido à ausência da rainha Mileide Mihaile por compromissos externos.
A comissão de frente, comandada pelas coreógrafas Ariadne Lax e Bruna Lopes, não participou do treino desta quinta-feira.










