O salgueirense ergueu os braços para o alto, na noite desta quinta-feira, e celebrou a carnavalesca Rosa Magalhães, reverenciando a “Mestra”, no primeiro ensaio de rua para o Carnaval 2026. Ficou bonito ver a Maxwell lotada para prestigiar a escola, nove vezes campeã do carnaval carioca e obstinada pelo tão sonhado décimo título. Para o ano que vem, o desfile promete ser inesquecível, afinal, encerrará o Grupo Especial, na terça-feira, homenageando a professora no enredo “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau”, desenvolvido por Jorge Silveira.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA

Maior e melhor casal de mestre-sala e porta-bandeira da história do Salgueiro, Sidclei e Marcella exibiram todo o talento dessa dupla que coleciona notas máximas e premiações. É realmente impressionante e embasbacante ver como eles se apresentam em cada simulação na “cabine de jurados”. Os salgueirenses, encantados, exalam amor nos olhares, enquanto a dupla executa com maestria os passos da dança tradicional do quesito. Um verdadeiro deleite para quem aprecia tudo feito na perfeição.

HARMONIA E SAMBA-ENREDO

A Harmonia segue sendo um dos pilares da escola. O trabalho de Alemão do Cavaco mantém o padrão de excelência que o caracteriza desde sua chegada à Academia do Samba, em 2023, sem nunca perder décimos. A comissão formada por Diego Pedroso, Paulo Dimitri e Paulinho Evangelista potencializa esse resultado ao conduzir o canto da comunidade de maneira firme. A estrutura do samba facilita a resposta, sobretudo na parte da “mestra” e no refrão principal.

As alas iniciais cantaram com potência acima da média, e o final da escola também correspondeu. O miolo, porém, ainda precisa elevar o volume para que o conjunto alcance seu ponto ideal nos próximos encontros. Importante citar a perfeição no canto do intérprete Igor Sorriso. Mesmo em uma paradinha, feita na parte da “mestra”, em que houve desencontro devido ao som, o cantor não perdeu a sintonia. O “décimo extra de bonificação” pode vir com o “Pretinho” interagindo mais e mais com seu povo.

cfsalgueirorua26 3
Foto: @gusmao.ft/Divulgação Salgueiro

EVOLUÇÃO

A evolução apresentou sinais claros de organização, ponto historicamente desafiador para uma escola de perfil festivo como o Salgueiro. O trabalho de Wilsinho Alves influencia diretamente esse comportamento: o desfile de 2025 já havia mostrado um conjunto tecnicamente sólido, e esse ensaio reforça o mesmo caminho. Alas bem preenchidas, deslocamento limpo e uma comunidade que sabe curtir sem perder a disciplina. Assim como na Harmonia, a faixa central da escola deve ser estimulada a participar de forma mais vibrante.

cfsalgueirorua26 6
Foto: Reprodução/Drone/Salgueiro

COMISSÃO DE FRENTE

O trabalho do coreógrafo Paulo Pinna é de muita dedicação e vibração. Durante todo o ensaio, ele estimula seu grupo, corrige movimentos, pede calma e atenção na hora certa. Um líder que sabe cobrar sem gritos ou exageros. A performance dos integrantes no ensaio de rua foi muito boa. Com muitas nuances coreográficas, algumas vezes já remetendo a trabalhos históricos de Fábio de Mello, coreógrafo da Imperatriz nos brilhantes desfiles de Rosa Magalhães, ficou no ar que o desfile oficial reservará muitas emoções aos apaixonados pela arte.

cfsalgueirorua26 1
Foto: @gusmao.ft/Divulgação Salgueiro

OUTROS DESTAQUES

Escola que gosta de holofote, essa é a Academia do Samba. A seleção de musas arrebatou o primeiro ensaio de rua do Salgueiro. Carlinhos e Mulher Melão, orgulhosamente, apresentaram a Seleção Salgueirense. Importante: todas sambando, algumas menos e outras mais, mas, acima de tudo, elas estavam com o samba totalmente na ponta da língua.

cfsalgueirorua26 2
Foto: @gusmao.ft/Divulgação Salgueiro

A rainha das rainhas, Viviane Araujo, sempre presente, reinou soberana à frente da “Furiosa”. Aliás, os mestres Guilherme e Gustavo capricharam, mais uma vez, no andamento da bateria. O ajuste, principalmente na sincronia com o carro de som e a comunidade, fica por conta da paradinha da “mestra”. Nada que não possa ser resolvido rapidamente. Afinal, talento é algo que a dupla que comanda o ritmo salgueirense já comprovou, e, desde que entraram, não conhecem nota menor que 10.

cfsalgueirorua26 5
Foto: Reprodução/Drone/Salgueiro

Vale citar: assim como acontece no ensaio da Vila Isabel, no Boulevard 28 de Setembro, o treino do Salgueiro na Maxwell pede mais atenção do poder público na iluminação e na qualidade do asfalto. Alô, Prefeitura do Rio!