A noite do último domingo foi histórica para a Acadêmicos de Niterói. O centro da cidade, mais precisamente a Avenida Amaral Peixoto, contou com um público entusiasmado que acompanhou o primeiro ensaio de rua da escola rumo ao Carnaval 2026. Cantando o samba com força e emoção, a comunidade niteroiense protagonizou cenas marcantes ao fazer o “L”, símbolo de apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em uma adesão espetacular ao enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, que será desenvolvido pelo carnavalesco Tiago Martins. A Niterói abre os desfiles do Grupo Especial no Carnaval 2026, no domingo de carnaval.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Harmonia e Samba

O intérprete Emerson Dias comandou um trabalho impecável à frente do carro de som. Com potência e alegria, soube dosar emoção e ritmo nos momentos certos, conduzindo a escola com energia contagiante. A arrancada foi arrebatadora e criou uma comunhão entre componentes e o público.

O samba-enredo, de autoria de Teresa Cristina, André Diniz, Paulo Cesar Feital, Fred Camacho, Junior Fionda, Arlindinho, Lequinho, Thiago Oliveira e Tem-Tem Jr, mostrou sua força já neste primeiro treino. O refrão principal ecoou pela Amaral Peixoto como um dos mais promissores da temporada. Para uma escola ainda jovem, o nível de canto nas alas surpreendeu positivamente: a maioria cantou com empolgação. Em alguns setores, canto ainda é necessário e deve ser aprimorado.

niteroi rua26 07

Comissão de Frente

Comandada pelos coreógrafos Handerson Big e Marlon Cruz, a comissão de frente apresentou um trabalho cênico que mescla homens e mulheres, o grupo dançou com expressividade durante toda a exibição. A coreografia trouxe referências à fé, à vida dura do nordestino e à luta sindical. Em meio às performances, frases emblemáticas eram ditas pelos integrantes, como “quem tem fome tem pressa”. Não houve momentos de polêmica e nem picos de espetáculo visual. Foco esteve dentro da narrativa do samba-enredo.

niteroi rua26 02

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Estreantes no Grupo Especial, Emanuel e Thainara demonstraram maturidade e entrosamento. Em todas as simulações nas “cabines de julgadores”, o casal mostrou postura exemplar e desenvoltura.

Thainara, um dos grandes destaques da noite, exibiu movimentos intensos e cheios de vigor. Emanuel soube valorizar e sustentar cada giro da parceira, evidenciando cumplicidade e precisão na dança. Foi uma estreia de encher os olhos e promissora.

niteroi rua26 03

Evolução

O primeiro ensaio mostrou uma escola com ótimo contingente. A Amaral Peixoto, larga e desafiadora, foi totalmente preenchida pelos componentes, um sinal de organização.

As alas mantiveram boa movimentação ao longo de todo o percurso. Ainda há espaço para evoluir em vibração e fluidez, mas o desempenho geral foi bom. Na passagem pela bateria e nos recuos, não se observou buracos ou falhas, o que reforça o preparo do elenco para os próximos treinos.

niteroi rua26 05
Fotos: Alberto João/CARNAVALESCO

Outros Destaques

O ensaio também foi marcado pela presença de diversos políticos. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, acompanhou a apresentação.

niteroi rua26 06

As baianas ensaiaram vestindo branco e a camisa do enredo de 2026. À frente da bateria, comandada com talento por mestre Branco, a ala de passistas, vestida de azul e branco, as cores da escola. A rainha de bateria, Vanessa Rangeli trocando olhares e gestos de cumplicidade com os ritmistas.

niteroi rua26 04