A excelência tem ritmo e batida firme na Academia do Samba. Sob o comando dos mestres Guilherme e Gustavo, a bateria “Furiosa” do Salgueiro seguiu com a nota máxima no último Carnaval, consolidando-se mais uma vez como uma das mais potentes e respeitadas do Grupo Especial. Com uma sequência impressionante de 40 pontos, a dupla reafirma a força do trabalho coletivo, da tradição e da inovação que move o coração rítmico da vermelho e branco.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

mestres salgueiro
Foto: Divulgação/Rio Carnaval

“Acho que as notas já resumem essa resposta. Graças a Deus conseguimos mais um ano de 40 pontos. Felizmente estamos mantendo uma sequência de trabalhos ótimos. Cada ano é um novo desafio: novo samba, novo enredo, novas formações, mas seguimos firmes. Esse ano, 90% dos ritmistas são os mesmos, o que mostra a força da nossa base”, comemora Guilherme

A constância é, de fato, uma das marcas da dupla. Criados dentro da escola, Guilherme e Gustavo conheceram cada detalhe da “Furiosa” antes de assumirem o comando. “O segredo é o trabalho de muitos anos. Fomos ritmistas e diretores, por isso sabemos como a bateria funciona e para onde queremos direcionar nosso som”, afirmou Guilherme.

Mas, se a base é sólida, o olhar para o futuro é inquieto. O ano de 2025 trouxe novidades marcantes para a bateria. “Foi um ano de desafio. Pela primeira vez trouxemos instrumentação de fora, com uma aula de atabaques e músicos convidados. Isso representou bastante pra gente e deu super certo, como mostram as notas”, conta Gustavo.

O próximo carnaval promete mais surpresas. “Já temos algo sendo projetado, mas é surpresa. Estamos com um projeto em mente para seguir um caminho diferente, sempre pesquisando o enredo para agregar ao samba. O torcedor pode esperar que a Furiosa vai entregar tudo e vai gostar”, garantiu Gustavo.

Além da inovação, a dupla valoriza o espírito coletivo e o envolvimento da comunidade. “Podemos dizer que 80% da bateria é formada por pessoas que já estão há bastante tempo com a gente, crias da casa, que respiram Salgueiro e Furiosa. Isso faz toda a diferença”.

O reconhecimento também vai para a estrutura e o apoio interno da agremiação. “Temos que agradecer muito à nossa diretoria e ao presidente André Vaz, que é incansável conosco. Tudo que inventamos, ele apoia. Essa parceria faz o Salgueiro ser 100% perfeito”, citou Gustavo.

Com a confiança renovada, os mestres da “Furiosa” já afinam o compasso para o próximo desfile. “Vamos pra mais um ano, se Deus quiser, com mais nota máxima”, resume Guilherme.

No ritmo preciso entre tradição e ousadia, Guilherme e Gustavo seguem transformando a batida salgueirense em sinônimo de excelência, e, a cada rufar, reafirmam que a “Furiosa” continua sendo o pulso inconfundível do Salgueiro.